Se isto não te traz à memória a séria MR.Robot não sei que mais queres! A série americana que fala a vida de um grupo de hacktivistas que crasha toda a economia sentados do outro lado da cidade e que lança o caos na maior potência do mundo.

É verdade que Portugal está longe de ser “a maior potência”, mas temos de admitir que as coisas ficaram sérias para a Portugal Telecom, NOS e EDP quando esta manhã viram computadores da sua rede serem totalmente tomados por hackers.

   

Vê ainda: Microsoft confirma presença de Ubuntu e outras aplicações na Windows Store

Algumas informações garantem que os computadores ficaram apenas com o “blue Screen”, já noutras situações em que lhes revelou formas de pagamento de um resgate para desbloquear todas as informações no computador.

Ainda não se sabe como é que os computadores ficaram bloqueados, contudo, na imagem abaixo podemos ver os passos que os hackers tomaram para desbloquear um computador. O valor de 300$ em Bitcoin é solicitado para que fique novamente com acesso a todas informações, caso o pagamento não seja feito em 3 dias todo o conteúdo será apagado.

Imagem no computador da Portugal Telecom | Crédito: O Observador
Imagem no computador da Portugal Telecom | Crédito: O Observador

Para além da Portugal Telecom Também outras empresas Espanholas sofreram o ataque

Pagamentos via BitCoin são literalmente impossíveis de seguir. Se há uns anos víamos nos filmes “segue o dinheiro e encontraremos o ladrão”, neste caso as coisas são diferentes visto que todas as transações via BitCoin são encriptadas e complexas de seguir.

De acordo com o Observador, a EDP já está a trabalhar com a polícia judiciária para resolver a situação. Por sua vez, a PJ não refere nada sobre a situação e procedimentos que estão a tomar.

No meio dito tudo quem sofre é o utilizador final. Alguns clientes MEO e NOS viram-se sem serviço desde esta manhã, sendo que alguns servidores foram desconectados para resolução da situação.

Ficaremos atentos ao desenvolvimento da situação, entretanto, se não fores daqueles que tem o serviço bloqueado dá uma vista de olhos na série MR.Robot e percebe como um grupo de hackers decidiram mudar o mundo.

Outros assuntos relevantes:

Microsoft disponibiliza Minecraft para a Nintendo Switch

Sony Xperia XZ Premium exibe o potencial da sua câmara em Lisboa

Motorola: sete terminais com Android Nougat chegarão brevemente