A quadra natalícia já se avista no horizonte, e antes disso temos uma das maiores épocas de descontos do ano. A Black Friday 2022, bem como a Cyber Monday que a sucede, além de outros descontos ao longo deste mês de novembro.
Mas, como planeiam os consumidores portugueses aproveitar esta época de consumo? De acordo com um novo estudo da GWI, em parceria com a Adsmovil, revela que mais de metade dos inquiridos pretende aproveitar o dia de descontos.
Novembro é o mês dos descontos Black Friday
O novo mês marca o aproximar de dois dos mais importantes dias para os fãs de compras online. Mais concretamente, a Black Friday e a Cyber Monday.
A propósito, um estudo pedido pela Adsmovil revelou que grande parte dos consumidores portugueses planeia aderir às promoções nas duas datas.
Este questionário levado a cabo pela GWI, em parceria com a Adsmovil, mostra que 63% dos portugueses admite ser muito provável, provável ou quase certo fazer compras online a 25 de novembro, data conhecida por Black Friday.
Em simultâneo, 47% afirma a mesma intenção para a Cyber Monday, que se assinala a 28 de novembro. Para além disso, estas serão as principais categorias de compra durante as campanhas de descontos:
- Eletrónicos (30%),
- Roupas (30%),
- Bens para o lar (22%)
- Livros (19%)
Estes são os principais produtos que os portugueses mais tencionam comprar durante este período. Aliás, sendo que 41% prefere encomendar online e receber em casa as respetivas compras e apenas 32% pretendem visitar lojas físicas.
Publicidade digital influencia a decisão de compra dos portugueses na Black Friday e Cyber Monday
O smartphone é cada vez mais o meio preferido dos portugueses para compras online. Com efeito, 61% dos inquiridos a admitir que apenas faz compras online com o telemóvel. Por outro lado, 40% admite que usa o smartphone pelo menos uma vez por semana para fazer compras.
Já 45% dos consumidores afirma ainda que compra um produto após ver um anúncio sobre o mesmo. Ademais, 34% dos inquiridos admite que foi através da publicidade digital que descobriu boas oportunidades de compra na Black Friday e Cyber Monday em anos anteriores.
Desta forma, a maioria (51%) dos inquiridos assume que os anúncios podem ter alguma influência na decisão de compra durante este período. Isto enquanto 29% não tem dúvidas e confessa que os anúncios influenciam fortemente a decisão de compra e onde é que gasta dinheiro.
No entanto, destacam-se ainda algumas preferências relativamente à publicidade digital entre os portugueses. Nesse sentido, 59% dos consumidores diz preferir quando um anúncio lhes concede algum desconto ou cupão. Já 40% prefere que esta publicidade seja apresentada em forma de vídeo.
Por fim, até 53% dos inquiridos admite comprar o produto diretamente caso se depare com um anúncio de algo que seja do seu interesse.
Editores 4gnews recomendam: