Google traz para o Gmail o seguimento das encomendas online

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço de correio eletrónico da Google tem acumulado várias novidades, muito além das melhorias de design. Agora, com efeito, a plataforma fez saber que passará a ser possível acompanhar o percurso de uma encomenda através do Gmail. Portanto, sem necessidade de consultar plataformas externas para fazer o tracking das encomendas.

A funcionalidade chegará muito em breve, nas palavras da própria Google. O melhor de tudo? Todo o processo de acompanhamento das encomendas acontecerá de modo bastante transparente. Assim, o Gmail poderá seguir os nossos pacotes de compras online a partir do correio eletrónico, sem necessidade de ação do utilizador.

Simplificar o acompanhamento de encomendas a partir do Gmail

Google Gmail
Exemplo fornecido pela Google com email de confirmação da encomenda.

Em primeiro lugar, tal como a plataforma evidenciou na imagem acima, o Gmail reconhecerá a ocorrência de uma compra online. Fá-lo-á, dentro dos limites da sua própria política de privacidade, de modo a não ofender os limites da privacidade de cada utilizador.

Porém, esta capacidade do Gmail dependerá também do nível de detalhe, informações e contexto fornecido pela loja online. Ou seja, quanto mais informação existir no email de confirmação da compra online e expedição de encomenda, melhor para a Google.

Assim sendo, passaremos a ver um novo cabeçalho, logo no Gmail, com o estado do envio. Esta monitorização será feita pela própria plataforma, sem necessidade de controlo ou ação pelo utilizador. O objetivo? Facilitar o tracking das nossas compras online.

Onde está a encomenda? Basta abrir o Gmail e acompanhar o envio

Google Gmail
Exemplo fornecido pela Google com email de confirmação da encomenda.

Importa frisar que o utilizador terá que concordar em dar acesso à Google às suas mensagens de Gmail. Só desse modo é que a tecnológica poderá acompanhar o envio das encomendas, após analisar as informações e identificadores do correio eletrónico.

Em seguida, todo o processo de tracking ocorre de forma automática e silenciosa. Com efeito, teremos a informação a surgir no topo do Gmail, de modo bastante simples e de compreensão fácil para todo e qualquer utilizador deste serviço de correio.

De momento, contudo, esta funcionalidade estará disponível primeiramente nos Estados Unidos da América, de acordo com a própria Google. Porém, esta não será a única novidade da Google a chegar em breve aos seus seriços a tempo do Natal.

Google is adding package tracking feature to Gmail pic.twitter.com/niV8tc7WIC

— Mukul Sharma (@stufflistings) 3 de novembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.