Não vais voltar a esquecer o pagamento de portagens com o novo serviço dos CTT

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Nem todos os utilizadores de autoestradas possuem o serviço de Via Verde. Como tal, podem apanhar uma multa se passarem em autoestradas com sistema de pagamento exclusivamente eletrónico (as ex-SCUT’s) e se esqueceram de pagar as mesmas dentro das datas definidas (até 15 dias úteis).

No entanto, isso agora já não tem de acontecer com um serviço totalmente gratuito proporcionado pelos CTT. Este permite que recebas notificações por email quando tiveres portagens para pagar. E o processo de ativação do mesmo é bastante simples.

Como receber notificações dos CTT quando tiver portagens para pagar

Os utilizadores deste serviço, têm agora 15 dias úteis para pagar as suas portagens. E podem ativar as notificações em www.portagens.pt, na plataforma dos CTT. Para aderir, basta começar por criar uma conta no site dos CTT. Ou fazer login se já tiver uma.

  • Após fazer login, acede à Área de Cliente
  • Consulta o separador “Veículos com portagens a pagamento” para fazer a gestão das notificações
  • Guarda e consulta toda a informação sobre as tuas matrículas
  • A partir daí, serás notificado através de email e da área de cliente quando houver portagens para pagar

De realçar que, “as notificações de portagens a pagamento enviadas por email correspondem às passagens de veículos de matrícula portuguesa, sem identificador, em autoestradas com pórticos de cobrança exclusivamente eletrónica ("ex-SCUT") que estão em cobrança nos CTT”. Caso tenhas matrícula estrangeira, consulta aqui as opções dos CTT.

Serviço de notificações dos CTT é totalmente gratuito

Realçamos que este é um serviço sem qualquer custo associado, e que podes adicionar todos os teus veículos. Independentemente do número de veículos, receberás apenas um email diário com todos os veículos com portagens a pagamento, lembretes de expiração e portagens o prazo de pagamento expirado.

Os valores de portagens a pagar podem demorar até 2 dias úteis a estarem disponíveis para pagamento. Após passar na “ex-SCUT”, tem 15 dias para realizar o pagamento nos CTT, Agentes PayShop, no site ou app dos CTT ou por referência Multibanco.

É também possível cancelar a subscrição de notificações de portagens a pagamento eliminando a matrícula da tua Área de Cliente.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.