Ponta Delgada abraça futuro com 5G e soluções de cidade inteligente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

Ponta Delgada deu novos passos rumo ao futuro com a introdução de tecnologias de cidade inteligente, impulsionadas pela implementação da rede 5G da NOS. A cidade agora beneficia de estacionamento inteligente, passadeiras mais seguras e uma aplicação dedicada que permite aos cidadãos reportarem ocorrências em tempo real, marcando a evolução de Ponta Delgada para uma Cidade 5G.

A cobertura 5G da NOS já alcança todas as ilhas dos Açores, abrangendo cerca de 96% da população do arquipélago e todos os 19 concelhos. Em Ponta Delgada, a cobertura 5G já chega a aproximadamente 98% da população, estabelecendo as bases para a implementação de soluções tecnológicas avançadas que estão a transformar a cidade numa referência de inovação e inteligência urbana.

NOS 5G cidade inteligente
Imagem: CM Ponta Delgada

Estacionamento inteligente e segurança em Ponta Delgada

Uma das inovações mais notáveis é o sistema de estacionamento inteligente, que utiliza sensores e vídeo analítica para fornecer informações em tempo real sobre lugares disponíveis, facilitando significativamente a procura por estacionamento na cidade. Esta tecnologia não só otimiza o uso do espaço urbano mas também contribui para uma gestão de tráfego mais eficiente.

A segurança dos peões também foi reforçada com a introdução de passadeiras inteligentes. Estas estão equipadas com sistemas que detetam automaticamente os peões e ativam alertas para os condutores, ajudando a prevenir acidentes. A vídeo analítica proporciona ainda uma visão abrangente da mobilidade urbana, permitindo a monitorização do tráfego e a identificação dos trajetos e horários de maior movimento, tudo com total anonimato dos dados.

Gestão de resíduos e resposta a emergências com 5G

Ponta Delgada também está a utilizar a tecnologia para melhorar a gestão de resíduos e responder mais rapidamente a situações de emergência. Uma aplicação de gestão inteligente de resíduos está a ser utilizada para a manutenção e recolha eficiente de contentores, enquanto câmaras e sensores ajudam a detetar rapidamente emergências como inundações.

Toda a informação recolhida por estas aplicações é enviada para uma sala de comando e controlo, onde uma equipa do município utiliza uma plataforma agregadora para uma análise abrangente e representação gráfica em diversos dashboards. Isto permite uma gestão mais eficaz e uma resposta rápida a diversos desafios urbanos.

Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, destacou a importância do 5G para o desenvolvimento das cidades: “Com uma rede 5G, as cidades podem aproveitar todo o potencial de soluções inteligentes, recolhendo e analisando informações em tempo real para otimizar processos e recursos.” O executivo reforçou o compromisso da NOS em acelerar a transição digital em Portugal.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, enfatizou o empenho da cidade em utilizar as novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e responder aos desafios do desenvolvimento coletivo.

O caminho da NOS nos Açores

A expansão da rede 5G nos Açores foi possível graças ao investimento significativo da NOS, que duplicou o número das suas estações base no arquipélago, investindo mais de 3 milhões de euros no último ano. Ao longo de mais de três décadas, a empresa investiu mais de 83 milhões de euros na região, possuindo atualmente 4 centros de dados.

A qualidade e velocidade da rede 5G da NOS têm sido reconhecidas por várias entidades independentes, como Ookla, Open Signal, DECO, entre outras. A cobertura total da população está prevista para 2023, com a conclusão do plano de implementação desta rede móvel na região, marcando um novo capítulo na história de inovação e desenvolvimento tecnológico dos Açores.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.