Podcast 4gnews 303: Yorn, MOCHE e WTF com os dias contados em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A 4gnews acompanha e debate as recentes alterações a alguns dos tarifários móveis mais populares em Portugal. Fruto da aplicação da nova lei das telecomunicações e dos ditames da ANACOM, a MEO, NOS e Vodafone Portugal começam a atualizar os seus tarifários MOCHE, WTF e Yorn.

Sumariamente, os tarifários sub-25 anos chegam ao fim em Portugal, pelo menos nos moldes a que estávamos habituados. Urge assim informar o leitor e ouvinte 4gnews para os detalhes de tudo o que está a ser alterado de forma gradual pelas principais operadoras.

Podes ouvir a mais recente edição do Podcast 4gnews através do Spotify, Google Podcasts ou Apple Music, entre outras plataformas. A periodicidade mantém-se semanal, por vezes com edições especiais para cobrir os lançamentos mais importantes.

Tudo o que muda nos tarifários sub-25 em Portugal no podcast 4gnews

Em formato áudio, debatemos as notícias mais recentes do mundo tecnológico em português. Bruno Coelho na companhia de Rui Bacelar, entregam aos ouvintes um resumo sucinto e, na medida do possível, útil e aprazível para pontuar esta semana.

A temática, infelizmente, não comporta notícias animadoras para a maioria dos consumidores em Portugal. Fruto de uma fraca concorrência (se é que alguma) neste mercado das telecomunicações, o fim dos tarifários zero rating veio exacerbar a fraca competitividade nacional.

MOCHE, WTF e Yorn Portugal, o que se aproveita das operadoras?

Sabe que a nova #LeiComunicaçõesEletrónicas, que entrou em vigor a 14 de novembro, reforça a proteção dos #Consumidores? Consulte a área “O que há de novo sobre…”, no Portal do Consumidor, e conheça os seus direitos https://t.co/zcXNRTsfx3 pic.twitter.com/jySBqvhSKq

— ANACOM (@_ANACOM_) 14 de dezembro de 2022

Analisamos as atuais ofertas das principais operadoras nacionais. Em particular, na MEO temos já os novos tarifários atualizados da MOCHE. O exemplo foi seguido de perto pela NOS que também já atualizou os seus tarifários, preços e condições dos tarifários da WTF.

Porém, até à data de gravação deste podcast 4gnews 303 a Yorn, da Vodafone Portugal, mantém os preços e condições com apps com tráfego "ilimitado incluído". Algo que, na minha opinião, também deverá ser alterado até ao final do 1.º trimestre de 2023.

Veja-se, por exemplo, o seguinte artigo expositivo:

Abre o artigo acima e acompanha o podcast 4gnews 303 onde trazemos à mesa redonda a temática das alterações aos tarifários pelas maiores operadoras nacionais. Aproveitamos também para recordar a seguinte peça, dando conta do 1.º passo tomado pela MEO no sentido de acabar com o "zero rating" no nosso país.

Importa notar que as recentes alterações aos tarifários resultam da aplicação da nova lei das telecomunicações, como ora salientou a ANACOM. No que lhe concerne, este normativo nacional resulta da transposição da diretiva europeia. Mais concretamente, com o disposto no n.º3 do artigo 3.º do Regulamento da Internet Aberta.

Decorre até 15.12.2022, a consulta @ANACOM relativa às ofertas zero-rating e similares em Portugal no contexto da Internet aberta. A ANACOM determinou aos prestadores de serviços de acesso à Internet a cessação das ofertas que violem neutralidade da rede. https://t.co/bLnRMBkCIY pic.twitter.com/K63rQqPbu5

— ANACOM (@_ANACOM_) 21 de novembro de 2022

O fim dos tarifários "Zero Rating" foi ordenado pela ANACOM no início de janeiro de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.