Podcast 4gnews 300: ChatGPT chega à Justiça em Portugal (Miguel Pinto Ferreira)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

ChatGPT. Assunto do momento com a Inteligência Artificial a ser, muito provavelmente, o tema do ano. A pensar nisso, convidamos um dos responsáveis pela sua aplicação a um projeto nacional com o intuito de servir a população em Portugal junto da Justiça.

Sem, também, versarmos sobre os smartphones Samsung Galaxy S23, expressando a nossa sincera admiração para com o desempenho dos produtos.

Aliás, apesar das primeiras impressões algo parcas como bem vincado no episódio anterior, volvida uma semana de testes e contacto diário com o produto, a nossa experiência dificilmente poderia ter sido mais gratificante.

Principiando pelos Samsung Galaxy S23

Samsung Galaxy S23

Por isso mesmo, e sem mais delongas, bem-vindos à mais edição do Podcast 4gnews que celebra a tecnologia falada em português, dissecando e informando os ouvintes com as mais recentes novidades do mundo Tech.

Assim, além dos smartphones Samsung Galaxy S23, cujo tríade de análises já pode ser consultada na respetiva secção, temos mais novidades.

Ouve o novo episódio do Podcast 4gnews

Podes ouvir a mais recente edição do Podcast 4gnews através do Spotify, Google Podcasts ou Apple Music, entre outras plataformas. A periodicidade mantém-se semanal, por vezes com edições especiais para cobrir os lançamentos mais importantes.

Em formato áudio, debatemos as notícias mais recentes do mundo tecnológico em português. Bruno Coelho na companhia de Rui Bacelar, entregam aos ouvintes um resumo sucinto e, na medida do possível, útil e aprazível para pontuar esta semana. Esta semana com o convidado especial Miguel Pinto Ferreira.

Guia Prático de Acesso à Justiça, a Inteligência Artificial ao serviço de Portugal

ChatGPT GPJ Guia Prático da Justiça

A grande novidade e tema em apreço chama-se Guia Prático de Acesso à Justiça (GPJ) e visa servir a nação já a partir do próximo mês de março.

É um dos projetos lusos mais ambiciosos a "bater à porta" do Ministério da Justiça. Entretanto, já apresentado no Campus da Justiça após meses de desenvolvimento e trabalho auxiliado também pela Microsoft Portugal.

A base deste assistente virtual a figurar, por exemplo, em portais do Ministério da Justiça é o modelo linguístico GPT-3.5 que encontramos no incontornável ChatGPT.

Projeto pioneiro baseia-se no modelo linguístico GPT-3.5

A propósito, podem encontrar uma descrição sucinta do seu funcionamento no artigo expositivo. De modo sucinto, o GPJ dará resposta numa linguagem natural, simples e facilmente compreensível.

O objetivo? Colocar este chatbot ao serviço do cidadão, empregando a tecnologia do ChatGPT e colocando a Inteligência Artificial ao serviço da população em Portugal.

Na minha opinião, o potencial do GPJ é tão abrangente como promissor, uma iniciativa que não podemos senão congratular.

Por fim, não se esqueçam de classificar o podcast 4gnews nas plataformas Apple Podcasts e Spotify, ou outra plataforma do vosso agrado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.