PlayStation 5 Pro: primeiros detalhes prometem melhorias impressionantes

Carlos Oliveira
Comentar

A PS5 foi lançada em finais de 2020 e embora as complicações existentes para a compra de um exemplar, já se fala na sua sucessora. Esta, como seria de esperar, será a PlayStation 5 Pro.

Os primeiros rumores sobre a próxima consola da Sony já circulam nos meios habituais e agora temos informações mais concretas do que esperar. Segundo o canal RedGamingTech, as melhorias serão bastante significativas.

PlayStation 5 Pro chega em 2023 com o dobro do desempenho

Em cima poderás ver o vídeo completo onde são explicados ao pormenor todos os detalhes que a fonte conseguiu. E desde logo deixa-nos a indicação de que a PlayStation 5 Pro chegará no final de 2023 ou início de 2024.

Mas o que mais impressiona neste rumor são as possíveis melhorias técnicas da nova consola da Sony. Segundo RedGamingTech, a PS5 Pro poderá duplicar o desempenho oferecido pelo modelo atual.

Também a tecnologia Ray Tracing será melhorada, com resultados 2,5 vezes superiores à atual PS5. Ademais, a próxima consola da Sony estará melhor preparada para os títulos de realidade virtual PlayStation VR.

A fonte afirma que estas melhorias serão possíveis graças a técnicas mais avançadas na construção desta consola. O novo sistema será baseado na litografia de 5nm ou 4nm na TSMC.

A AMD deverá ser novamente o fornecedor de processadores da Sony para a sua consola, porém, com uma nova arquitetura. Algo que justificaria os ganhos de desempenho avançados pela fonte.

No entanto, importa relembrar que os modelos Pro das consolas da Sony são habitualmente evoluções incrementais. Caso se confirme a duplicação de desempenho da PS5 Pro face à PS5, será bem mais que um modelo incremental.

Isso leva-nos ao habitual alerta para uma boa pitada de sal nestes rumores. Ainda é muito cedo para firmar convicções sobre a próxima consola da Sony, portanto, devemos aguardar por mais informações sobre o tema.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.