Xbox Series X/S ultrapassa PS5 pela primeira vez na Europa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Pela primeira vez, as vendas da Xbox Series X/S superaram as da PS5 na Europa. A razão para tal acontecer fica a dever-se ao facto de se encontrar mais consolas da Xbox disponíveis nas lojas do que da Sony.

A estratégia da gigante norte-americana frente à crise de escassez de componentes tem-se revelado assim mais eficaz do que a da concorrente japonesa que caiu nas vendas europeias.

Guerra na Ucrânia pode acentuar crise global de chips

Xbox S
Na Europa, a Xbox S é uma campeã de vendas

A crise global de escassez de componentes afetou diversas áreas, sendo que o mercado de consolas foi um dos que mais visivelmente sofreu. Foram várias as notícias a dar conta de que a procura excedia significativamente a oferta e até houve relatos de prateleiras vazias, por incapacidade dos fabricantes de reporem o stock.

Segundo os analistas, a situação que foi provocada também pela pandemia Covid-19 sofre agora um novo golpe com a guerra entre na Ucrânia. Tudo porque este país fornece 40 a 45 do gás neon, uma matéria-prima essencial na produção de chips.

A consequência imediata é que as previsões de a crise estar ultrapassada em 2023 e começar a dar sinais de melhoria já durante este ano, tornam-se agora mais conservadoras com pouco analistas a fazerem previsões para a resolução da situação. Mais uma vez, o segmento de consolas pode sr um dos mercados, onde a crise se torna mais palpável e visível.

Existem mais consolas Xbox S nas prateleiras das lojas

A propósito de todas estas variáveis, a GSD partilhou hoje que, pela primeira vez na Europa, a mais recente consola da Microsoft superou as vendas da sua rival PS5.

Tal feito fica a dever-se sobretudo ao modelo Xbox S que se encontra mais facilmente nas prateleiras das lojas do que a concorrente da Sony. Como não podia deixar de ser, o preço mais acessível tem também contribuindo para o sucesso de vendas do modelo.

Por estes dados agora revelados, percebemos que a estratégia da Microsoft está a revelar-se mais eficaz no que diz respeito à escassez de componentes. Tão eficaz ao ponto de ter ultrapassado as vendas da PS5 no mercado europeu, o que deverá alertar a Sony.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt