PlayStation 5 vai eliminar frustrantes tempos de espera, confirma executivo da Sony

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Cada vez mais se fala na tão antecipada chegada da nova geração da consola da Sony. No entanto, foi já várias vezes garantido que a sua chegada não irá acontecer este ano. Agora, Mark Cerny, revelou alguns detalhes interessantes da desejada PlayStation 5 que vão garantidamente deixar os fãs da consola deliciados.

Ficou agora confirmado que a PlayStation 5 irá chegar com um disco SSD. Que irá garantir um poder de processamento e velocidade muito acima dos atuais HDD. Em jeito de comparação, Cerni diz que nos testes realizados utilizando o Spider-Man, a PS4 demorou 15 segundos a realizar as viagens rápidas, enquanto o protótipo da PS5 demorou apenas 0,8 segundos!

Ao que tudo indica, a nova PlayStation 5 vai conseguir oferecer uma experiência de jogo deliciante. Atualmente, muitos jogos recorrem a lobbies com pequenas atividades para distrair os jogadores enquanto a consola carrega o jogo. Por exemplo, no FIFA 19 temos a Arena e os jogos de destreza. Este tipo de lobbies poderão ser eliminados na PlayStation 5, uma vez que a consola irá carregar o jogo em 'menos de nada'.

PlayStation 5 vai apresentar-se como um marco único na história das consolas

Mas estas não foram as únicas informações reveladas por Mark Cerny. Ainda que não tenha revelado detalhes específicos, confirmou que o processador da PlayStation 5 será baseado na 3ª geração dos processadores Ryzen da AMD. Estes processadores têm um total de 8 núcleos e são construídos através de um processo de 7nm.

Por sua vez, o processador gráfico será uma versão personalizada da família Navi da Radeon, que irá oferecer suporte para ray tracing. Este tipo de tecnologia é utilizado em filmes de Hollywood de grande orçamento, permitindo alcançar uma renderização extremamente realista de objetos e cenários completos.

Por fim, foi ainda feita referência à retro-compatibilidade, um tema bastante abordado durante os últimos meses. De acordo com Cerny, fica confirmado que não haverá nenhum problema em utilizar os jogos da PS4 na PS5, especialmente porque a nova consola não será garantidamente "All Digital".

No entanto, não foi feita qualquer referência a uma possível retro-compatibilidade com as restantes consolas da Sony. Relembro que há algum tempo, foi falada a possibilidade de que a PS5 iria ser compatível com os jogos de todas as consolas PlayStation.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft vai trazer o popular Forza para Android e iOS
  • Brawl Stars recebe uma mão-cheia de novidades que não vais querer perder!
  • Xbox One S All Digital vai ser apresentada já na próxima semana!

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.