PlayStation 5 vai eliminar frustrantes tempos de espera, confirma executivo da Sony

Vitor Urbano

Cada vez mais se fala na tão antecipada chegada da nova geração da consola da Sony. No entanto, foi já várias vezes garantido que a sua chegada não irá acontecer este ano. Agora, Mark Cerny, revelou alguns detalhes interessantes da desejada PlayStation 5 que vão garantidamente deixar os fãs da consola deliciados.

Ficou agora confirmado que a PlayStation 5 irá chegar com um disco SSD. Que irá garantir um poder de processamento e velocidade muito acima dos atuais HDD. Em jeito de comparação, Cerni diz que nos testes realizados utilizando o Spider-Man, a PS4 demorou 15 segundos a realizar as viagens rápidas, enquanto o protótipo da PS5 demorou apenas 0,8 segundos!

Sony PlayStation 5

Ao que tudo indica, a nova PlayStation 5 vai conseguir oferecer uma experiência de jogo deliciante. Atualmente, muitos jogos recorrem a lobbies com pequenas atividades para distrair os jogadores enquanto a consola carrega o jogo. Por exemplo, no FIFA 19 temos a Arena e os jogos de destreza. Este tipo de lobbies poderão ser eliminados na PlayStation 5, uma vez que a consola irá carregar o jogo em 'menos de nada'.

PlayStation 5 vai apresentar-se como um marco único na história das consolas

Mas estas não foram as únicas informações reveladas por Mark Cerny. Ainda que não tenha revelado detalhes específicos, confirmou que o processador da PlayStation 5 será baseado na 3ª geração dos processadores Ryzen da AMD. Estes processadores têm um total de 8 núcleos e são construídos através de um processo de 7nm.

Por sua vez, o processador gráfico será uma versão personalizada da família Navi da Radeon, que irá oferecer suporte para ray tracing. Este tipo de tecnologia é utilizado em filmes de Hollywood de grande orçamento, permitindo alcançar uma renderização extremamente realista de objetos e cenários completos.

PS4 PS5

Por fim, foi ainda feita referência à retro-compatibilidade, um tema bastante abordado durante os últimos meses. De acordo com Cerny, fica confirmado que não haverá nenhum problema em utilizar os jogos da PS4 na PS5, especialmente porque a nova consola não será garantidamente "All Digital".

No entanto, não foi feita qualquer referência a uma possível retro-compatibilidade com as restantes consolas da Sony. Relembro que há algum tempo, foi falada a possibilidade de que a PS5 iria ser compatível com os jogos de todas as consolas PlayStation.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.