Pesquisa Google prepara-se para melhorar a pesquisa! Vê as diferenças

Filipe Alves
Comentar

A pesquisa Google é uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo. Contudo, não é perfeita. A Google revelou uma nova atualização que nos dá melhorias consideráveis nas respostas às questões dos utilizadores.

Ou seja, quando escreves uma questão na pesquisa, em vez de teres mil e um websites a dar-te uma informação menos definida, terás logo no topo um pequeno resumo onde a tua resposta esta no pequeno texto.

Pesquisa Google

Pesquisa Google vai ajudar a resolver os teus problemas de forma mais rápida

Em termos práticos, a Google deu-nos dois exemplos deste novo algoritmo e em que cenários é que sentirás a diferença. No primeiro exemplo temos a questão "Quando serão as próximas férias da escola"

Até ao momento dava-te as férias de 2018-19, com o novo algoritmo, a pesquisa vai-te oferecer logo no topo a resposta para a tua pergunta. Ou seja, as férias da escola para 2019-20.

Pesquisa Google férias

Já no segundo exemplo temos a conhecida série da Netflix "Stranger Things". Se questionares na pesquisa "Quando é que a terceira temporada de Stranger Things começa", em vez de teres uma resposta de um website que te apenas diz a informação no topo da pesquisa num dos seus artigos, terás algo idêntico mas com a data em especifico a negrito no topo da pesquisa.

stranger things pesquisa Google

Google está a "falar mais humano"

Uma das dificuldades dos engenheiros da ferramenta, é "ensinar" a pesquisa a perceber a linguagem humana. Algo que não é propriamente simples. Com estas mudanças no algoritmo da pesquisa temos ideia de que a empresa está a conseguir.

Aos poucos a pesquisa Google é melhorada e cada vez mais existe uma enorme diferença entre esta ferramenta e a concorrência. Esperemos seriamente que a Google não seja a única implementar uma pesquisa que valoriza a resposta rápida à pergunta do utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.