Parabéns, iPhone, pelo 16º aniversário!

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Ontem o iPhone da Apple cumpriu 16 anos de existência. Foi a 9 de fevereiro de 2007 que Steve Jobs apresentou oficialmente o primeiro exemplar do smartphone Apple que apenas foi disponibilizado no mercado a 29 de junho do mesmo ano.

Recordamos aqui a emblemática apresentação do modelo e as suas especificações numa viagem no tempo que nos mostra a evolução de um dos mais desejáveis smartphones da atualidade.

Primeiro iPhone foi apresentado por Steve Jobs a 9 de fevereiro

Depois de muitos rumores e especulação, a 9 de fevereiro de 2007, Steve Jobs apresentou oficialmente o primeiro iPhone da Apple. Nas palavras do próprio, o modelo conjugava um telefone, um iPod (recordam-se do leitor de música?) e um navegador de Internet.

Naquela época, um único dispositivo oferecer estas três funcionalidades era uma inovação há muito desejada e que veio revolucionar o segmento de smartphones. Anos depois foram divulgadas algumas histórias curiosas dos bastidores desta apresentação emblemática.

Como por exemplo, apenas 100 unidades do primeiro iPhone tinham sido produzidas até aquele momento. Aliás, apesar de ter sido apresentado a 9 de fevereiro, o modelo apenas chegou às prateleiras das lojas norte-americanas dia 29 de junho de 2007. Mas, desde logo, foi um sucesso com filas intermináveis à porta das lojas com utilizadores dispostos a comprar esta inovação Apple.

Outra história que posteriormente foi conhecida é que o iPhone que estava na mão de Steve Jobs durante a apresentação tinha alguns problemas de funcionamento. A equipa de desenvolvimento do terminal estava tensa nos bastidores com receio de que algo não funcionasse corretamente.

Mas Steve Jobs fez toda a apresentação sem deixar transparecer que ainda havia questões a resolver, num discurso com sentido de humor, mas também com exemplos concretos do mdo de funcionamento do novo modelo.

A audiência, por várias vezes, mostra o seu entusiasmo. E não é para menos, afinal, estamos a falar de um smartphone que descartava o teclado e funcionava através de um ecrã tátil.

Mostramos-te aqui 80 minutos dessa apresentação emblemática que viria a mudar drasticamente a indústria de smartphones e que a colocaria no caminho que percorremos hoje. O vídeo publicado na plataforma YouTube é uma cortesia da Protectstar Inc.

Especificações do primeiro iPhone

Recordemos agora as especificações do primeiro iPhone da Apple. Mas antes de passarmos a essa discrição, temos de fazer um aviso: nesta altura, ninguém se preocupava com processadores, memória RAM e armazenamento. Muito menos com câmaras incluídas.

Então, o primeiro iPhone chegou com um ecrã tátil de 3,5 polegadas que fornecia uma resolução de 480x320 pixéis. O sistema operativo era o iOS 3.x e o modelo era alimentado por uma bateria de 1.400 mAh.

O primeiro iPhone era um terminal 2G que contava com Wi-Fi e Bluetooth V2.0. No painel traseiro estava uma câmara com dois megapixéis de resolução.

Uma vez que contava com todas as funcionalidades do leitor de música iPod, o primeiro iPhone estava também equipado com uma entrada de áudio 3,5 milímetros para auscultadores.

Foi disponibilizado com 4 ou 8 GB de memória e chegou com um custo de 499 dólares e 599 dólares respetivamente. Apenas no final desse ano é que o iPhone chegou por fim à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt