Apple totalmente focada no headset AR/VR e sem capacidade para outras inovações

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, a Apple está completamente concentrada no desenvolvimento do seu novo headset AR/VR.

E, uma vez que os recursos estão focados no funcionamento perfeito deste equipamento, não há capacidade para inovar ou fazer grandes atualizações nos restantes produtos do seu portefólio.

Apple concentra atenções e esforços no funcionamento do novo headset AR/VR

Apple iPad
O modelo base do iPad, este ano, pode ter apenas uma pequena melhoria no seu desempenho Crédito@Apple

Neste momento, a Apple está totalmente focada no seu headset AR/VR tendo concentrado todos os seus recursos no desenvolvimento e funcionamento deste novo equipamento. Como tal, não tem capacidade para inovar ou atualizar significativamente outros produtos do seu portefólio.

A informação chega através do jornalista Mark Gurman que inclusive avança quais vão ser os equipamentos que a Apple vai deixar para trás. Segundo esta conhecida fonte da Apple, um dos equipamentos que ficará “esquecido” será o iPad Pro. Gurman afirma que, apesar de a empresa de Cupertino estar a trabalhar em ecrãs maiores para esta linha, esses tablets não vão ser lançados durante este ano.

Mark Gurman avança também que os novos iPad Pro de 11 e 12,9 polegadas com ecrãs OLED e um design renovado não vão chegar ao mercado até ao primeiro semestre de 2024.

O conhecido jornalista da agência Bloomberg vai ainda mais longe e garante que a existirem atualizações nos modelos base do iPad, iPad Air e mini, estas vão limitar-se a pequenas melhorias de desempenho.

Também segundo a mesma fonte, o mesmo destino terá a série Apple Watch Series 9 que deverá também chegar apenas com algumas melhorias no desempenho. Não será então na próxima geração de smartwatches Apple que vamos ver o tão aguardado sensor de glicose no sangue.

Tudo porque a Apple precisa de garantir que o seu novo headset forneça um funcionamento que justifique o preço elevado do equipamento. Este é também o dispositivo mais complexo que a marca alguma vez construiu e, como tal, precisa que todos os recursos se concentrem aqui.

Estas são as novidades que a Apple poderá apresentar

Mas Mark Gurman avança também com algumas das novidades que podemos esperar ver este ano em equipamentos Apple. Parece que a marca irá lançar este ano um novo HomePod maior.

Espera-se que o equipamento tenha um custo mais acessível e que integre um novo painel tátil, na zona superior, assim como esteja equipado com o novo processador S8, utilizado nos modelos mais recentes do Apple Watch.

Já na geração iPhone 15, os modelos base devem chegar já com a funcionalidade Dynamic Island. Mas, mais uma vez, vão ser os modelos Pro a chegar com mais novidades como é o caso do novo processador A17 Bionic, baseado no processo de 3 nm da TSMC.

Os modelos mais avançados vão também substituir a porta Lightning por uma entrada USB Tipo-C e vão contar com botões de estado sólido e não físicos. O sistema háptico integrado vai garantir o feedback necessário aos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt