Optimus Gen 2: Tesla mostra em vídeo o robô mais “humano” do momento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Muito em breve, a Tesla vai lançar o novo Optimus Gen 2. O robô humanóide foi alvo de atualizações significativas face ao seu antecessor, sendo 10 quilos mais leve e contando agora com novos sensores para manipulação de objetos. Este é o robô mais humano de sempre.

Vídeo publicado na rede X mostra as novas capacidades do Optimus Gen 2

There’s a new bot in town 🤖Check this out (until the very end)!https://t.co/duFdhwNe3K pic.twitter.com/8pbhwW0WNc

— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) 13 de dezembro de 2023

Melhor do que ler sobre as atualizações do robô humanóide da Tesla é vê-lo e, por isso, a Tesla disponibilizou um vídeo na rede social X que mostra o novo Optimus em ação. Os responsáveis da empresa garantem que este vídeo não tem efeitos especiais e que todos os movimentos do robô humanóide são reais.

Ainda que o look seja o mesmo, as atualizações significativas estão à vista. O peso foi reduzido em 10 quilos, sem que tal tenha afetado o desempenho do robô. Mas são as novas capacidades de movimento que mais chamam à atenção.

O Optimus Gen 2 é 30% mais rápido que o seu antecessor, graças a uma atualização dos seus pés que agora estão mais parecidos com os humanos. Destaque também para o pescoço motorizado que agora se move com bastante mais fluidez.

Novos sensores permitem manipulação de objetos sensíveis

Outra novidade impressionante são as novas mãos. A Tesla integrou novos sensores para deteção de pressão. Este é um passo crucial, uma vez que permite que este robô humanóide manipule objetos bastante mais sensíveis – como ovos – com bastante mais precisão.

De uma maneira geral, quando se vê o vídeo percebe-se que o Optimus Gen 2 consegue movimentar-se de uma forma bastante mais “humana” que o seu antecessor, apresentando mais fluidez e suavidade nos movimentos.

Para já, e infelizmente, a Tesla não adiantou informações sobre a comercialização do Optimus Gen 2.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt