OPPO seguirá exemplo da Apple com chipset próprio a chegar em breve

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A mais recente tendência entre as principais fabricantes de smartphones é o desenvolvimento e implementação de chipsets, semicondutores e processadores próprios. Componentes por si concebidos e criados para acatar melhor as respetivas necessidades, anseios e objetivos de cada marca. Assim, tal como a Apple tem os seus chips, também a OPPO seguirá esta senda.

O objetivo passará por dotar os seus smartphones Android, tablets, wearables e demais produtos de maior desempenho, melhor eficiência energética e novas capacidades.

Por outras palavras, ao usar processadores próprios, a OPPO passaria a ter controlo quase total sobre o hardware e software empregue nos seus produtos para o grande mercado.

Processador próprio a ser fabricado pela TSCM, tal como os chips da Apple

OPPO

O precedente? Dois na verdade. Temos já os processadores MariSilicon Y e o NPU MariSillicon X. Certo é que não são verdadeiros SoC's na medida que não substituem (ainda) os System on Chip (SoC) da Qualcomm e / ou MediaTek. Porém, já acatam tarefas específicas como o processamento de imagem e / ou transmissão de áudio via Bluetooth.

Dito isto, após esta primeira investida ao longo dos últimos anos, o próximo passo a dar pela OPPO é, com naturalidade, o desenvolvimento de um SoC próprio. Indo além do processador de sinal de imagem (ISP), e chip de gestão da transmissão de áudio via Bluetooth, a marca quererá agora uma solução completa.

Por isso, tal como a Apple tem os seus próprios processadores. Tal como a Samsung tem os seus chipsets Exynos, também a OPPO almeja ter os seus próprios processadores. As informações são agora veiculadas por uma fonte próxima da marca através da rede social chinesa Weibo. Mais concretamente, foi pela mão do "leaker" Cell Phone Chip Expert que a informação foi divulgada.

Solução completa para controlo de "todas as variantes" nos produtos OPPO

OPPO

Mas o leaker não se fica por aqui. As suas declarações apontam ainda o facto de a OPPO estar atualmente a trabalhar junto da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, a TSMC. Note-se que esta é a mesma empresa responsável pelo fabrico e produção dos processadores da Apple. É também a fabricante dos processadores Snapdragon da Qualcomm.

Conforme a fonte, a OPPO estará a trabalhar no sentido de conceber um chip próprio a ser produzido posteriormente pela TSCM. A data apontada para a apresentação deste componente coloca-se em 2024 como um dos maiores anúncios da OPPO para o próximo ano.

Solução própria a estrear possivelmente em 2024

OPPO

Importa frisar, porém, que esta fonte carece de confirmação e cruzamento de informações. Ainda assim, na minha opinião este passo é não só plausível como praticamente inevitável. A OPPO tem almejado a perfeição nos seus novos smartphones e parte desse processo passa pelo controlo exato dos processadores empregues nos ditos telemóveis, tablets e demais produtos.

O melhor de tudo? Os frutos deste labor poderão ser futuramente apreciados não só nos smartphones da própria OPPO, como também os dispositivos futuros da OnePlus.

Introducing another batch of cutting-edge tech:🌐 Awesomely powerful OPPO Wi-Fi 6 Router AX5400👓 Super lightweight OPPO Air Glass 2⚡ Fast and efficient SUPERVOOC SWhich are you most excited about? #MWC23 #OPPOMWC23

— OPPO (@oppo) 23 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.