Operadoras: NOS e Fidelidade lançam solução inovadora em Portugal

Rui Bacelar
Comentar

A operadora NOS, aliando-se à Fidelidade, lança agora uma solução inovadora no mercado nacional combina segurança preventiva e reativa em Portugal. Em causa está uma plataforma grátis dedicada à cibersegurança e combate ao cibercrime empresarial.

Num momento em que as organizações estão cada vez mais sujeitas a ameaças cibernéticas, a NOS e a Fidelidade conjugaram a sua expertise em tecnologia e seguros para criar uma solução pioneira direcionada ao ecossistema empresarial português.

Solução de cibersegurança junta a operadora NOS e a seguradora Fidelidade

NOS Fidelidade Seguros Portugal

A solução de cibersegurança da NOS e Fidelidade engloba duas componentes.

Em primeiro lugar, a componente preventiva – proteção antivírus, backup de informação, diagnóstico de vulnerabilidades. Em segundo lugar, reativa – reaver facilmente os dados e recuperar dos prejuízos de um eventual ataque.

Ademais, inclui ainda uma plataforma de diagnóstico que permite às empresas nacionais conhecer de forma totalmente gratuita o seu grau de vulnerabilidade.

Podem também, igualmente grátis, conhecer o nível de exposição ao risco no que respeita a cibersegurança, apontando métodos de proteção adequados.

Entre 2020 e 2021 ciberataques aumentaram 26% em Portugal

NOS Fidelidade Seguros Portugal 4gnews

Com efeito, de acordo com o Centro Nacional Cibersegurança, entre 2020 e 2021 registou-se um aumento de 26% no número de incidentes registados.

A propósito, com o phishing / smishing a representar 40% dos incidentes, a engenharia social 14% e a distribuição de malware 13%. Aliás, reforçando a relevância crítica da cibersegurança para o negócio das empresas, o IBM Data Breach Report 2021 indica que 51% das empresas que sofrem grandes incidentes de perda de dados fecham no período de dois anos após o incidente.

O pior? Segundo o mesmo relatório, até 43% destas não reabre novamente.

Temos 3 soluções integradas de cibersegurança da NOS e Fidelidade

A nova plataforma de cibersegurança integra o NOS Backup Pro, NOS Antivírus Pro e Fidelidade Cyber Safety.

1. Em primeiro lugar, o NOS Backup Pro é um serviço integrado de armazenamento e backup na cloud desenvolvido em parceria com a Amazon Web Services (AWS).

Na prática, permite reduzir custos de estrutura (armazenamento e backup) e eliminar complexidade na proteção dos dados da empresa. Mais ainda, realiza backups dos dados de um computador para a cloud Amazon S3. Fá-lo de forma segura e automática e restaura a informação de forma rápida e fácil.

2. Em segundo lugar, o NOS Antivírus Pro é um software de antivírus, que protege a empresa e todos os seus equipamentos fixos e móveis contra os principais tipos de ciberataques. Afirma proteger também contra outras ameaças como malware, ransomware e phishing.

Adicionalmente, permite proteção de email, controlo de dispositivos ativos ou backup. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Trend Micro especificamente para o mercado empresarial.

Assim, protege equipamentos fixos e móveis, com cada licença a oferecer proteção para um computador (desktop ou portátil) e dois equipamentos móveis.

3. Em terceiro lugar, a solução Fidelidade Cyber Safety consiste num seguro que oferece coberturas e serviços para proteção do negócio, disponibilizando também uma análise do grau de exposição da empresa a riscos cibernéticos.

As coberturas e garantias do seguro Cyber Safety abrangem a intrusão de terceiros nos sistemas informáticos. Assegura também o incumprimento do dever de custódia de dados de carácter pessoal, responsabilidades informáticas do segurado, violação do direito à honra. Mais ainda, abrange a cobertura da intimidade pessoal de terceiro e perda de lucros pela interrupção da atividade do segurado (cobertura opcional).

Por fim, podem aceder desde já à plataforma gratuita que permite às empresas aferir o nível de exposição ao cibercrime e fazer o checkup.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@4gnews.pt