O teu iPhone vai ter uma mudança profunda com o iOS 17

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O iOS sempre primou por ter diferenças estruturais face ao Android. E uma das maiores é, sem dúvida, a impossibilidade de instalar aplicações de fora da App Store (o denominado sideload) em qualquer iPhone.

Essa é uma possibilidade desde sempre disponível no Android, mas que no iPhone nunca ocorreu por “razões de segurança”, segundo a Apple. Ora, ao que revelam os últimos dados, isso terá os dias contados.

Sideload pode chegar ao iPhone com o iOS 17

Apple will finally allow for sideloading apps in iOS 17 to comply with EU regulationsThis would allow users to download apps outside of the App Store and allow developers to avoid the 15% to 30% feesSource: @markgurman pic.twitter.com/VAjEDeXcLb

— Apple Hub (@theapplehub) 18 de abril de 2023

O conhecido analista da Bloomberg, Mark Gurman, adiantou recentemente que o sideload poderá chegar aos smartphones da Apple no iOS 17. A medida poderá ser implementada em primeiro lugar na Europa, para que a Apple possa seguir as regras da União Europeia.

Numa das mais recentes diretivas, a União Europeia afirma que as empresas devem permitir a instalação de aplicações de terceiros fora da loja principal. Mas é bom realçar que as marcas têm até março de 2024 para seguir esta regra.

Isto significa que podemos não ver esta mudança a chegar aquando do lançamento do iOS 17. Mas tendo em conta a regulação, uma mudança destas terá de ser anunciada durante a WWDC 2023, neste mês de junho.

Esta é uma mudança que poderá também significar um alívio financeiro para programadores. Isto porque poderão evitar as taxas praticadas pela Apple para estarem presentes na sua loja da aplicações. Em sentido contrário, é uma medida que também deixará os aparelhos mais vulneráveis.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.