10 recursos impressionantes do Apple headset AR/VR

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Alguns rumores sugerem que será na conferência WWDC que a Apple vai apresentar o seu novo headset AR/VR.

Juntámos todas as informações disponíveis sobre o dispositivo e estes são os recursos impressionantes que o modelo vai disponibilizar para os seus utilizadores.

1. Resolução 4K em cada ecrã micro-OLED

imagem de uma pessoa a usar um dispositivo de realidade virtual
Crédito@pexels/pixabay

De acordo com os rumores, o novo headset AR/VR da Apple vai chegar equipado com dois ecrãs micro-OLED, sendo que cada um destes vai fornecer uma resolução 4K. Neste ponto, a Apple leva já vantagem visto que um dos seus maiores concorrentes, o Quest Pro, está equipado com ecrãs LCD.

Outras fontes sugerem que o design proprietário da Apple é capaz de bloquear a luz periférica. Mais: a imagem vai também ajustar-se automaticamente à visão periférica. Por sua vez, o rastreamento ocular ajuda a que o utilizador se veja envolvido numa experiência realmente imersiva.

2. Headset AR/VR vai integrar mais de uma dúzia de câmaras

Vários rumores estão a avançar que o novo headset da Apple terá mais de uma dúzia de câmaras integradas. Estas mesmas câmaras vão captar os movimentos do utilizador e reproduzi-los em movimentos virtuais.

Duas destas câmaras vão estar inteiramente dedicadas a captar o movimento das pernas do utilizador. As restantes vão conseguir detetar superfícies, dimensões e limites do espaço, sendo que também vão ter capacidade para mapear pessoas e objetos na área circudante.

3. Reconhecimento da íris para pagamentos e entrada na conta de utilizador

Parece que o headset Apple vai também integrar um scanner para reconhecimento da íris e que pode avaliar o padrão ocular do utilizador. Este recurso poderá permitir que o headset seja utilizado para fazer pagamentos, de forma segura.

Mais: a funcionalidade pode ainda permitir que o utilizador entre na sua conta, sem ser necessário digitar uma palavra-passe. Na prática, este recurso será semelhante ao Touch ID e Face ID já presentes em outros equipamentos da marca.

4. Rastreamento de expressão facial

O headset AR/VR vai ter capacidade para rastrear e interpretar expressões faciais da vida real que depois vão ser reproduzidas pelos avatares virtuais. Por exemplo, se o utilizador sorrir, o avatar vai reproduzir esse mesmo sorriso nas aplicações.

5. Reconhecimento de voz e gestos

Dizem os rumores que o novo headset traz consigo módulos de deteção 3D. Estes módulos vão conseguir detetar gestos das mãos e parece que também vão conseguir detetar a pele.

É igualmente esperado que o dispositivo chegue com suporte para controlo de voz. Ou, como que diz, a Apple vai integrar a assistente Siri.

6. Digitação aérea

Várias fontes apontam para que o novo headset inclua o recurso de digitação aérea. Trocado por miúdos, o dispositivo, através das câmaras integradas, vai reconhecer o movimento dos dedos do utilizador e receber assim a entrada de texto.

O conhecido jornalista Mark Gurman afirma que este recurso poderá provocar náuseas em algumas pessoas, mas parece que a Apple está apostada em avançar com este recurso.

7. Headset AR/VR terá um peso não superior a 300 gramas

A Apple quer que o dispositivo seja leve e confortável de usar. Por essa razão, o headset terá um peso entre os 200 e 300 gramas.

Mais uma vez, a Apple poderá ter vantagem neste ponto, visto que a maior parte dos equipamentos deste género disponíveis no mercado, registam um peso significativamente superior.

8. Bateria externa

De acordo com as informações divulgadas até ao momento, o headset da Apple terá uma bateria externa que o utilizador deverá usar na cintura.

A Apple terá optado por esta solução para manter o peso do dispositivo baixo.

9. Aplicações específicas

Alguns rumores avançam que a Apple está a desenvolver aplicações específicas para o sistema operativo xrOS do dispositivo. Ao que tudo indica, haverá uma semelhante ao VR do FaceTime.

Também a Apple TV+ será integrada para que o utilizador pode usufruir de conteúdos em ambientes de Realidade Virtual.

10. Dois processadores M2

Várias fontes apontam para que o dispositivo AR/VR chegue equipado com dois processadores M2. A confirmar-se a informação, além de um poder de computação extraordinário, o novo headset não vai necessitar de se conectar ao iPhone ou a um Mac para funcionar.

Pelas informações divulgadas até ao momento, a Apple poderá apresentar um dispositivo inovador que poderá vir a ditar os recursos e especificações para todos os equipamentos no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt