O Surface Pro terá margens muito finas que poderão também mudar de tamanho

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 3 min.

A Microsoft tem-se atrasado um pouco em termos de lançamento de produtos. Desde dos Lumias até ao Surface Pro 4, que todos pensávamos sair depois do lançamento oficial do Windows 10, a Microsoft parece estar a levar o seu tempo mas parece que, neste momento, já tem tudo pronto, pois o próximo evento do calendário tecnológico é exatamente o evento da Microsoft a 6 de Outubro.

O Microsoft Surface Pro 4 vai ser provavelmente o dispositivo mais interessante e desejado do evento pois apesar das limitações do Surface Pro 3, esta linha tornou-se uma ferramente indispensável pela sua praticabilidade para algumas pessoas e até criou um grupo de seguidores fiéis. Pouco se sabe do novo Surface Pro 4 mas relativamente ao chipset, que vai equipar o novo tablet da Microsoft, será provavelmente a nova geração de processadores Intel, os Skylake.

Para além do chipset, de acordo novas informações divulgados por um site árabe, o Surface Pro 4 terá um ecrã com margens super finas, de espessura semelhante àquelas existentes no ecrã do PC Dell XPS 13, que são umas das mais finas margens em qualquer computador portátil, o que torna não só a estética do próprio computador agradável como também fornece a sensação de amplitude ao utilizar o computador. O ecrã com margens muito pequenas vai tornar o Surface Pro 4 muito agradável de utilizar no dia-a-dia, pois quem é não quer utilizar um tablet que seja apenas "ecrã"?

Claro que uma das margens vai ter de ser um pouco maior para albergar todos os componentes necessários, o que não deve prejudicar muito a experiência no geral... Essa margem será naturalmente a inferior que também vai servir para conectar o tablet ao teclado removível característico do Surface, se a Microsoft realmente decidir continuar esse conceito do Surface, e também para agarrar o tablet quando formos obrigados a fazê-lo.

Relativamente à resolução do ecrã do próximo Surface, esta deve sofrer um aumento significativo no sentido de se notar a diferença entre as gerações, tendo em conta a competição direta de um outro tablet Windows da Dell, o XPS 12, que tem a opção de vir com um ecrã 4K, e a recente competição com o iPad Pro da Apple. É pouco provável que a Microsoft aposte já num ecrã 4K no Surfcae Pro, por isso consideremos apenas a resolução do iPad Pro de 2732x2048 como a provável resolução do ecrã do Surface Pro 4.

Para além de nos fornecerem com um render do Pro 4, o site arábe adiante também que o novo Surface virá equipado com uma nova funcionalidade chamada Smart Frame e explicam que esta nova funcionalidade vai mudar o tamanho físico das margens do ecrã de acordo com o modo em que está o Surface, desktop ou tablet, ou seja, o Pro 4 quando em modo tablet vai ter margens fisicamente maiores para melhorar a manobrabilidade do que quando em modo desktop. Sinceramente não estou muito convencido com a exata descrição do site árabe desta funcionalidade, pois a quantidade de engenharia e trabalho necessário apenas iria criar um dispositivo mais pesado e muito caro, algo que pode ser muito bem substituído por software que "elimine" a input de dedos que apenas estão a segurar o Surface, tal como já existe em outros tablets. E será muito provavelmente software, o que vai compor o Smart Frame e não hardware.

Seja como for, dia 6 de Outubro vamos descobrir todos as novidades, incluindo o preço do novo Surface.

Talvez queiras ver:

  • Lumia 950 e 950 XL terão variante dual-SIM e flash LED triplo
  • 950 e o seu leitor de retina em nova imagem (render)
  • Primeiro monitor de 17.3" com resolução 8K chegará ainda este mês