Samsung Gear S2

   

A Samsung foi um dos primeiros fabricantes a entrar no negócio dos smartwatches e também foi o primeiro a provar que o smartwatch tinha que evoluir bastante, não só em termos de hardware como também em termos de conceito, para se tornar realmente indispensável ao nosso dia-a-dia. Com a crescente competição no mercado dos smartwatches, agora devido ao Apple Watch e a outros, é importante lançar um produto que seja realmente não só útil e prático como também elegante, um aspeto que se tem revelado cada vez mais importante neste tipo de produto.

No dia da apresentação do Galaxy S6 Edge + e do Note 5, a Samsung também clarificou o seu próximo smartwatch, o Gear S2, com novas imagens e vídeos que demonstravam uma nova forma de utilização que tinha sido divulgada semanas antes. Já suspeitávamos, depois de vermos patenteado um “aro rotativo” que servia para uma melhor navegação no dispositivo, que esta nova forma de interação iria constar no Gear S2 e a Samsung confirmou as nossas suspeitas a 18 de Agosto.

Samsung Gear S2 2

O Samsung Gear S2 vai ser apresentado oficialmente a 3 de Setembro, num tipo de evento “pré-IFA”, e vai divulgar todas as especificações e explicar como este aro rotativo vai funcionar exatamente, o que não deve ser complicado de explicar, basicamente dá ao utilizador a possibilidade de selecionar algo ao rodar o aro que circula o ecrã redondo, assim não tem que usar o dedo num ecrã relativamente pequeno, o que por vezes pode resultar numa ação não pretendida, fornecendo uma experiência mais precisa.

Agora, de acordo com novas informações divulgadas hoje, o Gear S2, à semelhança do Gear S, terá um ranhura para um Nano SIM, possibilitando uma ligação à rede, e conectividade Wi-Fi. Com ambas estas características, o Gear S2 torna-se independente do smartphone, beneficiando de todas as suas funcionalidades sem qualquer acompanhamento assim o utilizador, a partir do smartwatch, pode continuar a fazer e atender chamadas mesmo com o smartphone em casa. Vale notar que, este tipo de independência não consta na maioria dos smatwatches atuais.

Samsung gear S2

Outro aspeto importante do Gear S2 é este correr Tizen e não Android Wear, o que em termos de software, autonomia e funcionalidades é, neste momento, uma mais valia mas em termos de compatibilidade não é o melhor, pois o Tizen pode ser só compatível com smartphones Samsung, e se o consumidor não quiser utilizar o smartwatch como um dispositivo independentemente do smartphone, isto torna-se um problema.

O Gear S2, como disse, vai ser apresentado dia 3 de Setembro e supostamente chegará ao mercado com uma etiqueta de 400€ (462$) e será um dos smartwatches mais elegantes no mercado, com o seu ecrã redondo e estrutura em metal.

Talvez queiras ver: