O que esperar do evento Google Pixel?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Google está prestes a revelar as suas novidades para o final de 2016 e grande parte do próximo ano. Com efeito, daqui a escassas horas, por volta das 17 horas (pt), ficaremos a conhecer tudo o que esta gigante tem estado a preparar e desenvolver. Para além de novos smartphones, novos dispositivos e quem sabe, até um novo sistema operativo. Isto é tudo o que sabemos até à data.

O sistema operativo Android já celebrou 8 anos de existência e, este ano, a Google começou a fazer bastante publicidade, ou melhor, a criar a antecipação (vulgo hype) em torno do seu próximo evento que se celebra hoje, dia 4 de outubro de 2016. Pois bem, para além dos novos Google Pixel e Google Pixel XL creio que teremos muitas surpresas para todos os entusiastas da tecnologia.

Smartphones Google Pixel e Google Pixel XL

A Linha Nexus chegou ao fim, se porventura ainda restava alguma dúvida, com as fugas de informação de ontem dissiparam-se. Os novos smartphones chamar-se-ão Google Pixel e Google Pixel XL e serão construídos pela HTC, após a Huawei ter rejeitado colaborar com os novos planos da gigante tecnológica.

Os novos smartphones, um com 5 polegadas (Google Pixel) e outro com 5.5 polegadas (Google Pixel), trarão todas as novidades da marca, tal como uma assistente mais interativa e inteligente (Google Magic) e claro, a mais recente versão do sistema operativo Android, o 7.1 Nougat.

As restantes especificações incluem os processadores Snapdragon 821 da Qualcomm, 32 ou 128GB de memória interna (sem expansão via microSD), para além de câmaras de 12MP e 8 MP, tal como nos Nexus mais recentes. Sem esquecer, claro, o leitor de impressões digitais. Por último, o ecrã do Google Pixel terá uma resolução Quad-HD com uma bateria de 3450mAh, ao passo que o mais compacto Google Pixel terá um ecrã de 5 polegadas com resolução Full-HD 1080p e uma bateria, algo magra, de 2770mAh. A resistência à água não é de excluir e os preços deverão acompanhar os actuais topos de gama no mercado.

Andromeda OS

Um novo sistema operativo ou algo totalmente diferente? Aqui as dúvidas ainda são muitas mas creio que o Andromeda OS possa ser uma mistura, uma fusão entre o Android tal como o conhecemos e a plataforma Chrome OS.

Algo que, se pensarmos bem, faz todo o sentido uma vez que os Chromebooks já conseguem correr as aplicações Android e, por sua vez, o browser ou navegador Chrome está cada vez mais integrado e é sinónimo de Android. Em suma, este Andromeda OS poderá ser o próximo grande passo da Google, uma tentativa para uniformizar o universo Google.

Chromecast Plus

Poderemos esperar algumas novidades para o Chromecast, aquele pequeno dispositivo que torna qualquer TV numa TV inteligente. Pois bem, actualmente está tudo a voltar-se para o 4K e, pelos vistos, o Chromecast Plus será capaz de fazer streaming de conteúdos a 4K. O seu preço, segundo a Amazon norte-americana, rondará os 70 a 80 dólares.

Google Home

Depois da Amazon lançar a sua "Alexa", a Google deverá criar e massificar o seus assistente virtual para a tua e minha casa. Segundo consta, o produto da Google custará 130 dólares e integrará o Google Allo, ao passo que a Amazon está a cobrar cerca de 180 dólares pela versão mais cara da sua assistente, a Echo.

Vê também: Google Pixel’s chegarão em azul, branco e preto

Daydream VR

Uma das apostas da Google deverá ser um dispositivo de realidade virtual bastante acessível. De seu nome DaydreamVR, este sucessor do Google CardBoard poderá ser o companheiro perfeito para os smartphones Google Pixel e Google Pixel XL, ambos os telefones deverão estar já equipados com a tecnologia Daydream que será mediada por novos sensores de movimento e claro, umas gráficas bem reforçadas.

Estas e muitas mais novidades serão apresentadas hoje, em breve e podes assistir ao evento aqui, em directo com a tua 4gnews!

Talvez queiras ver:

Teaser do Xiaomi Mi Note 2 confirma dual-câmara traseira

BlackBerry revela as especificações do novo DTEK60

D€AL: Estás à procura de uma Android TV Box? Vamos então falar de promoções!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.