mediatek_mt6797_helio_x20
Na semana passada, apareceram os primeiros rumores de que a MediaTek está a preparar para lançar um poderoso processador de dez núcleos (10-core). Hoje, surgiram algumas especificações desse mesmo chipset MediaTek MT6797 Helio X20.

Relacionado: Apresentados os novos MediaTek MT8163 e MT8735 processadores de 64-bit para tablets

mediatek_mt6797_helio_x206

   

Na SOC, é utilizada uma configuração de 3 cluster. Neste caso, 4 + 4 núcleos na arquitectura Cortex A53, construído sob big.LITTLE, proporcionando um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência energética. E suporta ainda a tecnologia Turbo Boost, permitindo que se ajuste o desempenho e consumo de energia do chipset, em função de condições específicas.

Sugestão: Oppo R7 surge em novo vídeo
mediatek_mt6797_helio_x209
Mais concretamente, este Mediatek, é constituído por três conjuntos de núcleos:

  • quatro Cortex-A53 com uma frequência de 1.4 GHz, encarregues das aplicações multitarefa
  • quatro Cortex-A53 com uma frequência de 2.0 GHz entrarão em serviço quando utilizares aplicações ditas normais, Youtube, Facebook, email entre muitas outras.
  • dois Cortex-A72 com uma frequência de clock de 2,5 GHz, especialmente destinados para jogos e tarefas mais pesadas.

Com informações obtidas através de print screens, este chip está a conseguir obter no AnTuTu mais de 70.000 pontos.  O MT6797 é 40% mais poderoso que o MT6795, que está instalado por exemplo, no HTC One M9 Plus. Como ainda está em fase de desenvolvimento é de acreditar que a pontuação final, seja superior obtida aqui nestes testes.

Este poderoso processador é construído, com os padrões da tecnologia TSMC de 20 nm. O chip suporta redes LTE-A Cat. 6, com uma velocidade máxima de download de 300 Mbit/s. A produção em massa está programada para Julho, e deverão surgir os primeiros smartphones, com o MediaTek MT6797 Helio X20 mais perto do final do presente ano.

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projecto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Façam-nos crescer com a vossa participação, nas nossas publicações do site e redes sociais. Partilhem e comentem, ajudem a crescer a tecnologia falada em português e com este espírito de equipe.