Quando chegar ao mercado, em 2025, a nova versão do SUV elétrico da Kia deverá incluir melhorias significativas que o aproximam mais de um carro a mudanças, por um lado, mas também a uma versão virtual daquelas que nos habituámos a jogar nos simuladores de corridas.
Confusos? A verdade é que o novo Kia EV6, três anos depois do seu lançamento, vai incorporar uma “atualização significativa” que vai muito além da componente estética.
É certo que a nova versão deste SUV promete uma frente renovada, ângulos mais agudos, um aspeto mais agressivo e desportivo, mas é na tecnologia e nas componentes técnicas que as novidades mais se farão sentir. A começar pela a nova funcionalidade de mudança de velocidades virtual, adicionada à versão GT.
Novas tecnologias, para sensações 'antigas'
Não deixa de ser curioso que, das novas tecnologias digitais do Kia EV6, parte delas sejam para simular o funcionamento dos carros mais antigos. Este vídeo do canal HealerTV (em coreano) mostra exatamente como funciona a nova caixa de velocidades virtual deste modelo:
A partir do novo sistema operativo Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) da Kia e de um novo painel de controlo, é assim possível chegar às novas funcionalidades de configuração e de funcionamento deste novo modelo.
A versão GT deste VE inclui assim uma nova caixa de velocidades virtual (VGS), à semelhança do que faz a Hyundai com o IONIQ 5 N, a partir da qual o sistema simula a sensação de mudar de velocidade, com imagens e som.
Refere o electrek que, assim que ativa o sistema de VGS, o utilizador pode ouvir os sons de escape na traseira, conseguindo depois ter a sensação das mudanças de velocidades à medida que o carro acelera.
Como num simulador de corridas
O EV 6 GT inclui um novo sistema de ecrã curvo com dois painéis de infoentretenimento de 12,3″ de diagonal, acompanhado por um novo painel de controlo do condutor, a partir do qual é possível chegar às novas funcionalidades.
É a partir deste sistema que o utilizador liga o VGS, por um lado, mas também um leque de configurações que parecem tornar este SUV elétrico real numa versão de um simulador de corridas.
Por exemplo, quando ativado o modo GT, o motor, a direção e a suspensão ajustam-se automaticamente para obter o máximo desempenho, sempre com possibilidade de o utilizador afinar um conjunto de definições.
Mais autonomia e velocidade
As restantes novidades do novo Kia EV6 incidem na bateria e na potência do carro. Disponível estará uma opção de bateria maior de 84 kWh, capaz de permitir uma autonomia até aos 550 em cidade Km, mais 15KM que a versão atual. O carro incluirá também uma porta de carregamento Tesla NACS, de forma a que os condutores possam usar os postos da rede de Superchargers da Tesla.
Em comunicado, a Kia indica que as especificações da nova versão GT do EV6 garantem o equivalente a uma potência 650cv, permitindo chegar dos 0 aos 100km/h em 3,5 segundos – o que o posiciona como “o veículo de produção mais potente de sempre” da Kia.
A versão atualizada do EV6 GT foi lançada pela Kia na Coreia em novembro, devendo chegar ao mercado europeu durante o primeiro semestre de 2025.