5 grandes novidades do Android 12 Snow Cone da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Chama-se (internamente) Snow Cone e chegará aos utilizadores nos finais de 2021 simplesmente como Android 12, isto é, assim que as fabricantes de smartphones disponibilizarem as respetivas atualizações. Entretanto, já conhecemos algumas das suas novidades.

Esta é a próxima grande versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis Android e, de momento, está disponível para programadores na versão Beta, exclusivamente para smartphones Pixel. A versão final, estável, chega no final do verão.

1. Reforço da confiança e segurança no telefone e tablet Android

✅ The first Developer Preview of #Android12 is ready!Learn about our improvements to trust and safety, new user experience tools, better app compatibility, and more → https://t.co/uUeeeQaXr0 pic.twitter.com/jdSgOnIOvv

— Android Developers (@AndroidDev) 18 de fevereiro de 2021

A privacidade é uma das prioridades do Android 12. Nesse sentido a Google dará mais controlos granulares aos utilizadores, além de mais janelas de informação para reforçar a transparência do sistema. Tudo para que o telefone ou tablet se mantenha seguro.

Neste tópico destacamos as seguintes novidades:

  • Exportação segura de componentes: para impedir que as aplicações exportem, inadvertidamente, atividades, serviços e informações do utilizador, a Google mudou os atributos de raiz do sistema para que o utilizador saiba o que pode ser partilhado e a intenção de tal partilha. Para os programadores as mudanças estão no atributo "android:exported".
  • Intenção declarada e segura. Com vista a garantir que a gestão das "PendingIntents" é mais segura, o Android 12 obriga as apps a declarar as suas intenções mediante as FLAG_MUTABLE, ou a nova FLAG_IMMUTABLE.
  • Netlink MAC restrito. Ao passo que no Android 11 o acesso a este parâmetro foi restrito, com base na API de nível 30, agora no Android 12 esta restrição aplica-se a todas as aplicações, independentemente do nível do SDK.
  • Comportamento regrado das cookies SameSite. Acompanhando as mudanças no Chrome e outros navegadores, o WebView contemla as novas SameSite cookies cujo comportamento é mais regrado.

2. Experiência multimédia melhorada para música, filmes e séries

Android 12 Google

Sendo o smartphone um dos mais importantes centros de consumo de filmes e séries, bem como música, jogos e outros conteúdos multimédia, a Google dotou o sistema de mais recursos para melhorar a experiência de utilização.

Entre estes podemos destacar os seguintes:

  • Suporte nativo para novos formatos como o codec HEVC. Este formato oferece melhorias significativas ao nível da qualidade de imagem e sim, face à compressão efetuada por outros codecs. A maioria das apps deverá suportar nativamente o HEVC, mas para as demais a Google tem ferramentas de conversão / transcoding.
  • Suporte nativo para o formato de imagens AVIF. Este formato de gravação de imagens opera uma compressão mais eficiente no Android 12, introduzindo o suporte para o padrão AV1 Image File Format (AVIF).

Graças ao formato AVIF, as imagens apresentarão uma melhor compressão e com menos artefactos (ruído digital). Note-se ainda que este padrão também já é utilizado frequentemente pela Netflix.

  • Otimização dos serviços de primeiro plano. Para garantir uma melhor experiência de utilização o Android 12 tem novas regras para que a gestão de aplicações seja mais fluída, com menos apps a serem fechadas, por exemplo. Em causa está o novo padrão JobScheduler.

Este último ponto - otimização dos serviços de primeiro plano - toca também no modo como as notificações são apresentadas. Com vista a minimizar as distrações para o utilizador, a apresentação de notificações das apps ativas será atrasada em 10 segundos.

3. Melhorias para o sistema de notificações no Android 12

Android 12 Google

Esta implementação, além de reduzir o "ruído" para o utilizador, dá a hipótese de vários serviços completarem as suas tarefas - por exemplo, atualização de informações - antes de começarem a ser apresentadas notificações.

  • Mudanças no design das notificações. Dotando-as de um design mais moderno a Google muda o seu aspeto e a forma como são apresentadas na barra de notificações. Serão mais atraentes, como informação relevante e com transições e animações presentes em todo o sistema para maior coesão da plataforma.
  • Notificações rápidas e mais interativas. Ao tocar num cartão de notificação esta "saltará" - abrirá de forma rápida para que num realce o utilizador veja o seu conteúdo. Serão mais suaves na apresentação e com animações mais orgânicas.

4. Melhorias para a vibração do teu smartphone Android

Android 12 novidades

O Android 12 entregará aos programadores uma nova API que lhes permitirá tirar mais proveito do motor de vibração presente nos smartphones e tablets Android. Com a nova "caixa de ferramentas", poderão criar novas experiências nas suas apps.

Isto permitirá criar diferentes tipos de vibrações para distintas ações no smartphones, seja o toque ou arraste de elementos, ou a interação com as aplicações.

Além disso, a Google implementou uma função que permite mudar e tirar proveito do sistema de áudio do dispositivo, o altifalante, usando a vibração para aumentar a envolvência e impacto da experiência multimédia. Algo já presente nos smartphones Sony Xperia há vários anos.

  • Melhorias para os gestos de navegação. O modo de imersão está mais simples para que os gestos de navegação sejam fáceis de dominar e mais consistentes no seu funcionamento.

5. Preparado para o grande ecrã e para mais atualizações

Android 12 Google

A Google prepara também o Android 12 para ser usado na televisão, harmonizando transições e o dimensionamento dos conteúdos apresentados. De igual modo, prepara também o caminho para os dobráveis e para os tablets Android.

Este esforço de uniformização quer dar aos utilizadores uma experiência mais coerente ao longo dos diversos ecrãs em que o Android pode ser apresentado e usado.

Há muito mais a ser preparado pela Google:

  • Mais atualizações do Android através da Google Play Store. O reforço do Project Mainline quer dar mais consistência às aplicações, proporcionando também um ecossistema seguro para todos os dispositivos. Para tal, a Google trabalha no sentido de poder atualizar mais componentes do sistema operativo através da Play Store, contornando assim as fabricantes para agilizar algumas atualizações importantes.
  • Mais controlos de depuração para programadores. A depuração de erros e correção de bugs é uma das realidades para os programadores Android. A pensar nestes, a Google facilitará o teste das novas opções de aplicações e facilitará a correção de potenciais erros a partir das opções de Programador, ou via ADB.
  • Maior estabilidade para a plataforma Android. A tecnológica mostra-se empenhada em reforçar as métricas de estabilidade, fazendo saber que há menos force closes e outras interrupções abruptas de aplicações, sendo um reforço e crescimento da estabilidade de uso

A data de lançamento do Android 12 está apontada para o verão de 2021

A versão finalizada e pronta para distribuição às fabricantes chega no verão deste ano. Em seguida, os utilizadores terão que esperar algumas semanas, ou meses, consoante a marca do seu telefone Android.

Por norma, a OnePlus (Oxygen OS), Nokia, Sony e mais recentemente a Samsung (One UI) estão entre as primeiras fabricantes a atualizar os seus produtos.

Por outro lado, também a Xiaomi se tem destacado neste campo. A sua MIUI 12.5 e posteriormente a MIUI 13 será baseada neste Android 12 Snow Cone, ainda que possa demorar um pouco mais a implementar as novidades desta versão.

As marcas de telefones têm que adaptar o Android tal como este é disponibilizado pela Google aos vários modelos de smartphones nos respetivos portefólios de equipamentos. Este é um dos principais fatores que podem atrasar a chegada das atualizações.

Os telefones que já podem instalar o Android 12

  • Google Pixel 5
  • Google Pixel 4a (5G)
  • Google Pixel 4a
  • Google Pixel 4 XL
  • Google Pixel 4
  • Google Pixel 3a
  • Google Pixel 3 XL
  • Google Pixel 3

Para todos os utilizadores de smartphones Google Pixel é possível descarregar a versão de testes do Android 12 para instalação, uso e feedback. Os interessados devem seguir as instruções na página de downloads.

Antes de ires, vê as caraterísticas a procurar num novo telefone, com as especificações que deves ter em conta antes de comprar.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.