Lês notícias no Facebook? Agora ficarás mais esclarecido

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A rede social gigantesca Facebook acabou de lançar uma nova funcionalidade chamada 'Porque é que estou a ver esta publicação'. Esta função explica aos utilizadores porque é que certos conteúdos aparecem no seu feed.

A função tenta explicar como é que o algoritmo do Facebook escolhe o conteúdo que as pessoas visualizam. Isto é feito mostrando alguns dos critérios em que o algoritmo se baseou para mostrar a publicação.

Isso inclui fatores como amizades entre utilizadores, interações entre os mesmos e conteúdos específicos. A popularidade da publicação, integração em grupos de Facebook também irão influenciar.

Talvez agora consigamos perceber as sugestões de certos conteúdos

Este algoritmo identifica também se o utilizador reage mais às publicações de uma pessoa específica. Caso assim seja, as publicações dessa pessoa terão prioridade no feed.

Dentro da função 'Porque é que estou a ver isto?' podes mudar definições já existentes como 'Ver primeiro', 'Não seguir' e atalhos de privacidade.

Esta função poderá ter a ver com o esforço que o Facebook está a fazer para melhorar a privacidade dos seus utilizadores. Depois de tantos escandâlos, a empresa de Zuckerberg bem precisa de uma pausa.

O Facebook tem vindo a tentar ser uma empresa mais transparente como rede social. Agora já explicam melhor que tipo de dados a empresa recolhe e porque é que o faz.

É importante salientar que estas alterações podem não ser internas. O Facebook está sempre a mudar conforme os seus utilizadores mudam. Seja como for, esta função pode ajudar a perceber melhor o que vemos na rede social.

Para aceder a esta função, basta tocares no menu do canto superior direito em cada publicação. Contudo, parece que para já a função ainda não está disponível para todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Calendário Google tem o Space Invaders! Descobre como jogar!
  • Xiaomi revela oficialmente 20 novos produtos! Conhece-os todos!
  • Aplicação Google tem um novo jogo escondido para quando não tiveres internet

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.