NOS leva 5G até mais uma cidade em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS continua a reforçar a sua aposta de expandir o 5G em Portugal. E por alturas das populares Festas do Bodo, a NOS anunciou que Pombal já está coberto com o 5G da operadora. Além disso, soluções NOS 5G com realidade virtual levaram percursos turísticos aos visitantes das festas da cidade.

Durante a Inauguração Oficial das Festas do Bodo, foi testada esta solução de realidade virtual para promoção do turismo, pela primeira vez, pelo ministro da cultura, Pedro Adão e Silva. Os percursos virtuais continuarão acessíveis durante todo o período das festas e serão, depois, usados pela Câmara para promoção do turismo da região, por todo o País.

pombal

75% do concelho de Pombal já está coberto com 5G da NOS

Esta cobertura de Pombal com 5G já chega também a mais de 75% do concelho. Algo que lhe possibilita a utilização otimizada de soluções tecnológicas altamente inovadoras. Pombal assume o seu objetivo de se tornar uma verdadeira Smart City.

Além da solução de realidade virtual, testada no recinto do evento, o município usou a ferramenta de Analítica de Eventos da NOS para ter mais informação sobre quem os visita. Assim conseguem ter acesso aos dados abaixo.

  • Ter uma caracterização da audiência presente no evento e do seu comportamento;
  • Análise do impacto do cartaz na afluência de visitantes;
  • Ideia do impacto desta celebração na mobilidade na região

“O exemplo de Pombal mostra-nos como o 5G pode ser usado para otimizar qualquer realidade das cidades e ter impactos no dia a dia das pessoas. Ficamos muito satisfeitos por alargarmos o nosso já significativo grupo de cidades NOS 5G, sinal de que mais autarquias estão interessadas em usar soluções de vanguarda para se tornarem mais eficientes e melhorarem a qualidade de vida das nossas pessoas”, afirma Mário Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS.

Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, referiu: “Queremos transformar Pombal numa smart city e temos que estimular a inovação, a criatividade e a inteligência urbana, assumindo a liderança nesta era da transição digital, aproveitando todas as mais-valias das tecnologias emergentes para melhorar o dia a dia da nossa comunidade”.

A NOS afirma que já ajudou a transformar cidades como Matosinhos, Albufeira, Seixal, Lagoa, Vila Nova de Famalicão e Barreiro em cidades inteligentes.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.