NOS faz grande aposta no Alto Alentejo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A operadora NOS anunciou esta semana a criação de um Polo de Competências, com o objetivo de acelerar a transformação digital e coesão territorial do Alto Alentejo. Este foi criado em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Sôr e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Espaço I é o novo espaço de empreendedorismo da NOS em Ponte de Sor

Este novo espaço de empreendedorismo da cidade chama-se ‘Espaço i’ e tem “os mais avançados sistemas de informação e infraestruturas de comunicações, incluindo 5G”. O Mercado Municipal de Ponte de Sor foi reconvertido, este polo de inovação vai acolher empresas de serviços de matriz tecnológica e digital, entre as quais a NOS.

A empresa vai instalar aí um espaço e criar 25 novos postos de formação e trabalho altamente qualificados para o desenvolvimento de projetos e use cases no âmbito da Engenharia informática e Eletrotécnica.

Faz parte deste acordo uma parceria inovadora com o Instituto Politécnico de Portalegre. Esta é para formação de profissionais em TI, que tem por base o desenvolvimento de uma oferta formativa de matriz tecnológica, materializada numa primeira fase, num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação.

“Enquanto parceira fundamental para a transformação digital e coesão territorial dos municípios portugueses, a NOS está comprometida com o desenvolvimento do país como um todo”, afirma Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS.

O executivo afirma ainda que “ao atrair talento para a região, dinamizar a criação de novos postos de trabalho qualificados e ao apoiar a formação de novos profissionais em TI em Portalegre, estamos a criar as condições para um maior e mais descentralizado desenvolvimento económico, e para impulsionar de forma decisiva a transição digital de Portugal.”

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, refere que “esta parceria enquadra-se na estratégia que o município tem vindo a seguir de fixar população, de criar mais e melhores infraestruturas para a atração de pessoas e de famílias que possam fixar-se no concelho de Ponte de Sor”.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 15 Pro será o primeiro smartphone da Apple sem esta característica?
  • Google Pixel 7: eis os primeiros detalhes destes topos de gama Android
  • iPhone 13 Pro usado para gravar filme de realizador de Oldboy (vídeo completo)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.