NOS é a operadora com rede móvel mais rápida em Portugal

Rui Bacelar
Comentar

A NOS é uma das maiores operadoras de Portugal a par da MEO (Altice Portugal), bem como da Vodafone Portugal, com a NOWO também a concorrer neste mercado. No entanto, de acordo com os dados da Ookla, é a NOS quem vence esta distinção.

Em causa está a velocidade de rede móvel que permite, por exemplo, navegar na Internet com os dados móveis do telemóvel / smartphone. Portanto, se é cliente nós temos ótimas notícias, esta foi a operadora eleita pela entidade especializada.

A NOS conseguiu atingir uma pontuação de 80,42 no Speed Score da Ookla

NOS Portugal

A NOS é a operadora com a rede móvel mais rápida em Portugal segundo a Ookla, entidade líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises.

É, com efeito, esta a plataforma que analisa a velocidade das redes com base em testes iniciados pelos utilizadores através da plataforma Speedtest.

NOS

Tal como informa a própria operadora, é a primeira vez que uma operadora de telecomunicações em Portugal vê a sua rede móvel reconhecida como “Fastest Mobile Network” por esta entidade.

Importa notar, com efeito, que a distinção resulta de uma extensa análise de dados em Portugal. Com efeito, foram recolhidos com recurso a mais de 185 mil testes realizados pelos utilizadores da plataforma Speedtest, pertencentes aos três operadores, durante o segundo semestre de 2021.

Recordamos ainda que já no primeiro semestre de 2021 a Ookla havia distinguido a NOS como operadora com a melhor cobertura de rede móvel em Portugal. Mais uma vez, de acordo com o seu Coverage Score ou índice de cobertura em Portugal.

Este tipo de testes, recordamos, apura a disponibilidade global e extensão de cobertura de rede com base nos testes efetuados pelos utilizadores na plataforma Speedtest.

Distinção da Ookla baseia-se em mais de 185 mil testes realizados no Speedtest

NOS Speed Test

Assim, tal como demonstrado nos resultados, o desempenho da rede móvel foi comparado entre as três operadoras nacionais, tendo a NOS conquistado um Speed Score de 80,42. Isto em comparação com os valores de 56,69 e 54,23 dos restantes operadores como a MEO (Altice Portugal) e Vodafone Portugal.

Este score tem por base uma avaliação em todo o território nacional, considerando as médias da velocidade de download e upload atingidas nos testes. A consulta do relatório pode ser feita através da página da Ookla, de consulta livre.

Adicionalmente, também podem descarregar o ficheiro PDF, com mais detalhes sobre os testes e resultados apurados pela entidade supracitada.

NOS destaca-se face à MEO e Vodafone Portugal

Quickly and easily test your internet connection with our free apps—any time, on any device. https://t.co/Jpq4Xonr97 pic.twitter.com/QhkKFmm2hJ

— Speedtest by Ookla (@Speedtest) 6 de janeiro de 2022

“Este reconhecimento internacional é o resultado do compromisso da NOS em disponibilizar a melhor rede móvel em Portugal, suporte para uma experiência de comunicações de excelência e para alavancar o desenvolvimento económico e social do país. Temos investido muito no desenvolvimento da nossa rede e esta distinção prova que estamos no caminho certo - o da liderança na qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes” afirmou Jorge Graça, CTO da NOS.

No primeiro semestre de 2021, a Ookla tinha já distinguido a NOS como a operadora com a melhor cobertura de rede móvel em Portugal, de acordo com os resultados do Coverage Score. Este é o indicador que mede a disponibilidade global e extensão da cobertura de rede com base em testes dos utilizadores realizados utilizando a plataforma Speedtest.

Atualmente a operadora nacional conta com mais de 5 milhões de clientes móveis, bem como 1,7 milhões de assinantes do serviço integrado de televisão. Tem ainda cerca 1,5 milhões de clientes de banda larga fixa (Internet).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com