Spotify: más notícias para os utilizadores mais exigentes da plataforma de streaming

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Spotify é o nome sonante no mercado das plataformas de streaming de música e podcasts, com a maior base de subscritores ativos atualmente. Tem, por outro lado, no serviço Apple Music o maior rival, mas até ao momento não consegue competir com a Apple num atributo de extrema relevância para quem valoriza a qualidade de áudio.

Mais concretamente, o Spotify ainda não oferece um streaming HiFi com alta qualidade na transmissão de áudio. No que lhe concerne, a Apple (bem como a Tidal), já disponibilizam áudio em alta qualidade através das respetivas plataformas. Com efeito, esta seria uma das últimas grandes novidades a chegar ao serviço Apple Music em 2021.

Utilizadores do Spotify continuam à espera do plano HiFi+

A empresa sueca referiu (e sugeriu) esta possibilidade - a disponibilização de uma modalidade HiFi em fevereiro de 2021, mas desde então não conseguiu disponibilizar este padrão de qualidade aos seus utilizadores. Por outro lado, a Apple introduziria o Audio Espacial e áudio lossless no seu modo HiFi em maio de 2021.

Ou seja, a líder de segmento continua sem ter a mesma qualidade no serviço prestado que a sua maior rival, falhando a previsão apontada previamente. Pior ainda, a empresa sueca continua sem prestar declarações, ou mais informações sobre o tema.

A rival Apple disponibilizou o lossless em maio de 2021 no Apple Music

Mais recentemente, através dos fóruns do Spotify, um dos moderadores voltou a tocar no tema. Todavia, afirmou não ter detalhes relativamente à calendarização e possível chegada desta função à plataforma de streaming de música e podcasts.

O moderador reconheceria a importância do padrão de qualidade HiFi para os utilizadores da plataforma e apreciadores de áudio, prometendo também manter a comunidade a par de possíveis novidades. Infelizmente, para já não há boas notícias.

Entretanto, podem fazer o teste do modo HiFi para decidirem se esta é uma das caraterísticas que querem ter, ou estão dispostos a pagar para dela usufruir, através do Spotify.

Por fim, perante esta demora reiterada na disponibilização do modo HiFi, pode ser que o Spotify opte por aplicar um valor mais modesto para o plano de máxima qualidade. Ou, será que teremos a mesma benesse que os utilizadores do Apple Music?

Recordamos que a Apple incluiu o modo de qualidade superior mesmo no seu plano base. Ademais, a própria Amazon deixou de cobrar uma taxa extra pelo acesso às músicas em qualidade máxima no seu Amazon Music Unlimited.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: os próximos smartwatches podem não incluir os mais recentes recursos de saúde
  • Gmail: app da Google atinge patamar incrível de downloads na Play Store
  • Estes foram os melhores smartphones de 2021 (Bacelar)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.