Motorola Moto Maxx com Android Oreo graças à LineageOS 15

Rui Bacelar
LineageOS 15 Motorola Moto Maxx Android Oreo
Afinal, há maneira de colocar o Android Oreo no Motorola Moto Maxx?

O Motorola Moto Maxx já tem quase três anos de idade e é ótimo quando vemos um dispositivo que já chegou ao fim da sua vida útil e sem mais atualizações fornecidas pela marca a receber toda a atenção e carinho da comunidade de desenvolvedores. Agora, graças à LineageOS 15 poderás ter o Android Oreo (8.0) neste smartphone.

Vê ainda: Executivo da Sony confirma novo design para os próximos Sony Xperia

Obviamente que estas novidades não chegarão através dos canais oficiais da Motorola, há muito tempo que a marca deixou de atualizar oficialmente este dispositivo mas, felizmente, existem várias Custom ROM's ou ROM's personalizadas e concebidas especificamente por desenvolvedores independentes para que certos dispositivos como este Motorola Moto Maxx não fiquem esquecidos.

O dispositivo chegou ao mercado com vários nomes, sendo Moto Maxx e Moto Turbo os mais populares. Agora, graças à LineageOS 15, este robusto smartphone poderá finalmente testar e utilizar o Android Oreo. O seu nome de código é "quark".

Este Android Oreo chegou em dia de eclipse e verdade seja dita, as novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, aqui. Agora, graças (mais uma vez) à comunidade XDA, será a vez do robusto Moto Maxx testar as novidades. Escusado será dizer que este dispositivo não receberá a atualização de forma oficial.

O que é a LineageOS 15?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

LG G6 OnePlus 5 Motorola Moto G3 LineageOS Android Oreo Motorola Moto G5 Plus
A LineageOS 15 trará o Android Oreo a vários smartphones

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, aqui, o nosso TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

Como instalar a LineageOS 15 no Motorola Moto Maxx?

Caso sejas o feliz dono de um Motorola Moto Maxx então gostarás sem dúvida de saber que, graças aos esforços de toda a comunidade dedicada à LineageOS, foi efectuada com sucesso a portabilidade do firmware (software de sistema) da LineageOS 15 baseada no Android Oreo para este dispositivo.

Para instalar a LineageOS 15 neste Motorola Moto Maxx:

  • Download do Firmware - AQUI - e das Google APPs - AQUI
  • Transfere ambos os ficheiros para o armazenamento interno do smartphone
  • Reboot / Reinicia o smartphone no modo TWRP Recovery
  • Efetua um Wipe a partir do menu geral da TWRP e faz um Swipe to Factory Reset.
  • Volta ao menu TWRP Recovery, carrega em Install e seleciona o pacote LineageOS.zip que tinhas transferido para o teu smartphone.
  • Depois de selecionar o ficheiro faz um Swipe to Confirm Flash e dar inicia à instalação que poderá demorar algum tempo.
  • Assim que a LineageOS estiver instalada com sucesso apaga a memória cache/dalvik
  • Instala / Flasha o firmware e as Google APPS
  • Reinicia o teu Motorola Moto Maxx

Cumpre ainda salientar que precisarás de ter uma TWRP recoveryinstalada no teu dispositivo para poderes instalar o novo firmware. De qualquer forma, poderás encontrar aqui, a TWRP recovery específica para este Motorola Moto Maxx.

As novidades da LineageOS 15 baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Espero que esta novidade de agrade mas devo dizer que este procedimento só deverá ser tentando por um utilizador experiente e ciente dos riscos para o seu smartphone.

De qualquer forma é extremamente satisfatório ver a grande velocidade em que o novo software da Google está a ser adaptado e preparado para chegar a um dos smartphones mais cativantes de 2014 e um dos melhores Motorola até à data!

Outros assuntos relevantes:

Oukitel C8 – smartphone com ecrã “Infinity Display” custa menos de 70€

Apple iOS 11 – nova atualização 11.0.1 já disponível para iPhone e iPad

LineageOS continua a crescer e aumenta a lista de suporte oficial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).