É oficial! Chegou o Android Oreo com todas estas novidades!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

O Android 8.0 está aí! Depois de muito se especular sobre qual seria o nome da nova versão do sistema operativo mais utilizado em smartphones por todo o mundo, a Google lançou mesmo a nova versão com uma panóplia de novas funcionalidades que irão satisfazer, certamente, os fãs. Como manda a tradição, a gigante tecnológica batiza as novas versões do seu sistema operativo com o nome de um doce popular. Agora, em 2017, damos as boas-vindas ao Android Oreo.

Vê ainda: OnePlus 5 – Review / Análise – Já conheces este smartphone?

Partindo para um primeiro olhar sobre as funcionalidades, o Android 8.0 ou Android Oreo distingue-se por uma abordagem mais evolucionária do que revolucionária. Pequenos incrementos a nível de design e funcionalidade sobre a fórmula da versão 7 Nougat que já deverás ter no seu smartphone.

Está na hora de conhecer o Android Oreo

A Google foca-se na sua base bastante sólida que consegue manter desde o Android Lollypop (5.0), tendo desde então tornado o Android num sistema operativo que, apesar de continuar versátil, consegue, só de si, ser bastante completo e cada vez mais pronto para satisfazer as necessidades do utilizador.

Assim sendo, passaremos a analisar as novidades que esta nova versão nos traz, destacando todos os seus pontos fortes.

Melhorías no sistema e na gestão de energia do Android 8.0

Se havia algo que o sistema da Google perdia para o iOS da Apple seria mesmo na gestão feita pelo sistema no que toca a aplicações e, consequente, ao desempenho da bateria. O Android 8.0 será, nesse ponto, a versão mais próxima em termos desempenho nesse ponto relativamente à oferta da Apple.

Graças a um conjunto de aplicações em abertas em plano de fundo, o sistema é capaz de gastar muito mais bateria em modo repouso do que deveria. Com esta nova atualização, para além de uma melhorada fluidez na experiência de utilização, o sistema agora impedirá que essas mesmas aplicações em plano de fundo exijam demasiado da bateria e da performance, limitando as funcionalidades ativas que as mesmas poderão manter.

A nova versão do Android traz melhorías ao nível da gestão do sistema e energia. E os fãs do sistema da Google agradecem

A acrescentar a isto, a frequência com que as aplicações atualizarão a localização dos dispositivos será menor, facilitando ainda mais o processo de poupança energética.

Isto será aplicável a todas as aplicações, incluindo os serviços Google Play, que têm desde sempre um impacto negativo na bateria dos smartphones.

Barra de estados e definições rápidas no Android Oreo

Neste ponto há também algumas alterações convenientes. Sempre que o utilizador recorrer à cortina de atalhos superior, esta revelará alguns estados essênciais de conexão Wi-Fi e LTE, bem como do estado da bateria.

As definições rápidas terão agora uma dupla funcionalidade. Alguns atalhos selecionados terão novos "mini" menus que darão mais informação ao utilizador sobre estados e opções. Vejamos as diferenças.

Novos Ícones Dinâmicos no Android 8.0 - Android Oreo

Uma das novidades mais entusiasmante são mesmo os novos ícones. Afastando-nos agora de um passado com ícones estáticos, o Android 8.0 traz agora uma panóplia de novos ícones que te irão animar bem mais. Isto porque estes terão a vantagem de trazerem consigo animações.

Estes ícones dinâmicos darão um efeito ainda mais distintivo ao teu smartphone. Mas ainda assim, estes acrescentam a vantagem de poderem aparecer com diferentes formas em vários smartphones, mantendo um aspeto fidedigno ao design de origem. Se uma interface utilizar icones redondos e outra ícones quadrados com cantos arredondados, ambos conseguirão manter o aspeto original.

Os atalhos rápidos nas próprias aplicações são também uma novidade. Após o trabalho começado com o Nougat, o Android tem agora uma funcionalidade mais completa e bem mais próxima do 3D Touch do iOS.

Notificações no Android Oreo

Se com o Nougat a Google introduziu o agrupamento de notificações por tipo/aplicação, nesta nova versão há novos melhoramentos à cortina de notificações. Isto porque, a partir de agora poderás filtrar não só a informação que pretendes receber através das mesmas também escolher a prioridade da fonte.

Entre as opções para cada notificação, há um menu que permite personalizar a prioridade das mesmas. Entre todas as categorias reveladas pelo sistema estão "Alertas", "Mensagens Gerais", "Diversos", "Capturas de Ecrã" e "Armazenamento". Para além destas, podes ainda desativar algumas notificações como aquelas que te informam apenas sobre o estado da bateria.

E se achas que a cortina de notificações não pode ficar mais completa, esta permite-te agora, para além de desativar completamente as notificações de cada aplicação ou funcionalidade, definir o tipo de notificação e alerta (sonoro, vibração ou luz de notificação).

As aplicações da Google terão suporte para este novo controlo sobre as mesmas e espera-se que mais aplicações continuem esta senda de personalização. Por fim, podes ainda adiar notificações, o que será conveniente caso não te queiras esquecer das mesmas.

Nova disposição das Definições no Android 8.0

Se há algo que as várias versões deste sistema operativo mantém, é a tradição de alterar o menu de Definições. Agora, há um novo agrupamento das mesmas, que será, supostamente, mais acessível e fácil de compreender. Mantém, no entanto, o design "sanduíche" que vimos no Nougat.

Apesar de ter menos grupos de categorias, a barra de pesquisa continua a ser uma ferramenta útil na pesquisa daquela definição escondida que estás há muito tempo para alterar, mas que nunca consegues encontrar.

Outras adições importantes no Android Oreo

Os atalhos que estão definidos por defeito pelo sistema podem agora ser alterados para aplicações que o utilizador achar mais convenientes à experiência de utilização. Se o utilizador não for grande fã do Google Assistant, por exemplo, poderá agora alterar o atalho para outra aplicação que pretenda recorrer de forma rápida.

Como foi a tua primeira impressão do Android 8.0 ou melhor, Android Oreo?

A barra de pesquisa Google pode agora ser também definida ao gosto do utilizador... até certo ponto.

Para além de poder ser ajustada quanto ao seu comprimento e de alterar o seu posicionamento, podem ser adicionados dois novos botões.

A Google tem feito um trabalho fantástico quanto ao seu sistema operativo e o Android 8.0 não foge à regra. Se há algo que se pode dizer desta nova versão é que vem tentar corrigir alguns dos seus defeitos mais claros.

Veremos agora qual o feedback que o mesmo conseguirá obter por parte dos fãs, que têm, na verdade, a última palavra quanto à qualidade do mesmo.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Em setembro conhecermos a resposta da Apple, com a nova versão do seu iOS 11 ao novo Android Oreo, até lá, como foram as tuas primeiras impressões da oitava versão do sistema do robô verde?

Outros temas relevantes:

Doogee BL7000 chega com 7060 mAh de bateria e 3 câmaras Samsung

Alcatel A3 Plus 3G, A7 XL e U5 HD – os próximos smartphones da Alcatel

Xiaomi Redmi Note 5A é oficial com 3 variantes e MIUI 9

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.