Motorola Moto G6 - Escolha sólida e segura por cerca de 300€ - Análise

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

Este é o Motorola Moto G6 e está longe de ser um smartphone topo de gama. Não que se faça passar por tal. Não, esse nunca foi o objectivo da linha Moto G. Em vez disso, temos aqui um smartphone com uma versão quase ordem dos 300€ - esta é a aposta da marca norte-americana para 2018. Oferecendo uma construção elegante, boas câmaras e carregamento rápido, o Motorola Moto G6 foi uma "caixinha de surpresas" durante as mais de 3 semanas em que o utilizei.

Vê ainda: Xiaomi Mi Max 3 Pro ainda poderá vir a ser oficial

De uma forma muito sucinta, o Motorola Moto G6 é um smartphone pouco divulgado em Portugal mas com muito para oferecer. Utilizando neste momento o sistema operativo Android Oreo - versão quase pura - a sua utilização é fácil, intuitiva e agradável.

Representa o culminar de mais de 5 anos desde o lançamento do primeiro Moto G, o dispositivo que viria criar um novo padrão de qualidade para a gama média. Agora, mais elegante e bonito do que nunca, com um novo ecrã com formato 18:9.

Este é o Motorola Moto G6

Porque é que deves olhar para o Motorola Moto G6? Se estás a pensar gastar cerca de 300 euros num novo smartphone então este deve estar na lista de potenciais escolhas. Olha para ele como se de um Samsung Galaxy S9 mini se tratasse. O objectivo da marca para esta gama de produtos passar por entregar-nos algumas das características que associamos aos topos de gama a preço mais apelativo. Nasce assim o Motorola Moto G6.

Design do Motorola Moto G6

O seu aspecto é facilmente reconhecível e identificável como um produto da Motorola. Com efeito, as mudanças são algo discretas a nível traços e temos aqui um belíssimo smartphone. É verdade, o seu aspecto é um dos seus maiores trunfos.

Todavia, não é uma beleza desprovida de robustez e tanto à frente como atrás temos o vidro Gorilla Glass 3 da Corning. Algo que o torna fácil de limpar - apesar de se sujar com igual facilidade - e resistente a riscos. Em suma, alia um bom design a boa construção.

Android Oreo quase puro neste smartphone económico

Este smartphone com a plataforma Android Oreo é elegante e fácil de utilizar com uma só mão. O seu tamanho (153.8 x 72.3 x 8.3 mm) ajuda a isso mesmo, uma fácil utilização. Já o seu painel traseiro com um leve efeito 3D dá-nos vários realces da luz no vidro.

O resultado é um smartphone seriamente bonito e resistente a salpicos de água. Nada mau para o seu preço. Evitava-se apenas a protuberância (saliência da câmara) e o estranho botão central (Home) e leitor de impressões digitais.

A localização ideal para este sensor seria no logótipo "M" na sua traseira. Não na parte frontal onde o botão é muito pequeno - apesar de funcionar bem. Ainda assim, a nível de design é uma decisão desprovida de coragem.

Qualidade de Construção do Motorola Moto G6

Um meio termo que poderia e deviria ser evitado. Se é para estar à frente então que se assuma como tal e que tenha uma boa dimensão. Não este meio termo. Ainda assim, louva-se a utilização de um ecrã com o formato 18:9 que lhe dá um aspecto atual.

Cumpre ainda salientar a inclusão de uma capa de silicone (transparente) na caixa do Motorola Moto G6. Mais ainda, testamos a versão em Azul Índigo, existindo também outras cores. Pessoalmente fiquei fã deste esquema de cor e das suas reflexões.

Pesando 167 gramas é realmente fácil e agradável utilizar este smartphone Android no dia-a-dia. Contudo, só me senti seguro quando coloquei a sua capa (incluída), para nivelar a superfície do smartphone e da saliência das suas câmaras.

O aspecto e a construção fazem-no parecer mais caro do que realmente é e isso é ótimo!

Contamos com margens ligeiramente curvas em que o vidro se funde de forma muito bem conseguida com o metal. Aliás, algo que dá ao terminal um toque bastante premium, uma surpresa tendo em conta o seu preço.

Ecrã do Motorola Moto G6

Neste dispositivo com a plataforma Android Oreo da Google temos um ecrã 18:9 "Max Vision" de 5.7 polegadas. Possui uma resolução Full-HD+ de 1080 x 2160 pixéis e uma densidade de 424 pixéis por polegada. Utiliza aqui um painel IPS LCD protegido pelo vidro Gorilla Glass 3, tal como na traseira.

Face à geração anterior temos aqui um grande salto de qualidade. Tanto em formato do ecrã como na sua qualidade. Esta resolução Full-HD+ dá-nos um pouco mais de pixéis face aos ecrãs Full-HD convencionais para compensar o acréscimo em altura.

A nível de qualidade, para o seu preço temos um bom ecrã. Está longe de ser um painel topo de gama - e ainda mais longe das cores vibrantes dos ecrãs AMOLED. Todavia, dá-nos uma boa experiência para consumo de multimédia.

A maior queixa é a luminosidade do ecrã que poderia e deveria ser superior. Algo que certamente faz a diferença quando estamos a utilizar o smartphone ao ar livre ou com alguma luz forte a incidir no ecrã. Tirando isso, para o seu escalão, nada a apontar.

Ecrã "Max Vision" de 5.7 polegadas neste smartphone com Android Oreo

Algo particularmente positivo é a adopção deste formato de ecrã. Algo que o torna ainda mais elegante. Já a nível de margens, temos algumas é verdade mas nada que lhe roube a sua elegância. Sobretudo (mais uma vez) para o seu escalão de preços.

Tecnologia Moto Display - ecrã "allways on"

Algo que já há vários anos é utilizado nos smartphones Android desta marca é o seu "Moto Display". Utilizando o sensor de proximidade, o smartphone "sente" quando te aproximas dele e dá-te algumas informações essenciais.

Desde o relógio às notificações (caso existam). O importante - num vislumbre. Isto é algo que acaba por ser útil, sobretudo para quem passa muito tempo com o seu smartphone na mão ou por perto. Um pequeno e bem-vindo "toque" de ADN Motorola.

Performance e Desempenho do Motorola Moto G6

O seu antecessor estava equipado com o processador Qualcomm. Não deixa de ser um processador de gama baixa ou média-baixa mas já nos dá bastante...fibra.

Este SoC conta com 8 núcleos de processamento (octa-core). Apresenta uma frequência máxima de processamento a 1.8Ghz com a gráfica Adreno 506. Algo que na prática te deixa correr praticamente todos os jogos mais exigentes do momento.

Ainda que tal obrigue a reduzir um pouco a qualidade gráfica, a verdade é que o Motorola Moto G6 não me deixou mal. Nem mesmo nas partidas de PUBG Mobile, um jogo particularmente exigente para dispositivos móveis.

Snapdragon 450 neste smartphone com Android Oreo

Mais ainda, a unidade testada conta com 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Este último valor pode ser expandido mediante um cartão de memória microSD até 256GB de armazenamento.

Cumpre ainda salientar a existência de uma versão reforçada com 4GB de memória RAM e com 64GB de armazenamento interno. É, naturalmente, um pouco mais dispendiosa mas sobretudo pela RAM extra, é um investimento recomendável.

Nas tarefas do dia-a-dia o smartphone porta-se bem. A sua fluidez é, em 70% dos cenários, incólume e até mesmo louvável. Apesar de os seus recursos não serem ilimitados, uma interface limpa e muito próxima do Android Oreo "stock", ajuda bastante.

Interface (UI) muito próxima do Android Oreo "stock"

No geral, existem smartphones com melhores especificações técnicas no mercado neste mesmo escalão de preços. Contudo, este Motorola Moto G6 não desilude. Aquilo que porventura lhe falta em "músculo", compensa com o seu design e qualidade de construção.

Mais ainda, a Motorola é uma das melhores fabricantes no que à disponibilização de atualizações de sistema diz respeito. Sobretudo com a sua interface muito limpa e próxima do Android puro, terás atualizações a tempo e horas.

Durante o período de utilização o terminal recebeu uma atualização de correção de bugs. Todavia, como o prova a fotografia, continua com o patch de segurança de março de 2018, longe de ser o mais atual.

Câmara - Fotografia e vídeo no Motorola Moto G6

Passando agora para o departamento fotográfico, na traseira deste smartphone Android temos uma câmara dupla. Câmara esta composta por um primeiro sensor de 12 MP (f/1.8, PDAF) e um segundo sensor de 5 MP (f/2.2). Este último para criar o efeito de fundo desfocado.

Temos ainda um flash dual-LED para completar os componentes presentes nesta protuberância circular. Aqui temos um sensor auxiliar de 5MP cuja principal função é colher as informações de profundidade de campo e ajudar a criar o efeito bokeh ou fundo desfocado.

Verdade seja dita, é uma câmara particularmente eficaz no que à fotografia diz respeito, primando pela natural representação de cor. Temos também um equilíbrio de brancos constante, se bem que pende um pouco para os tons frios.

Gostei particularmente do detalhe, dos pequenos pormenores que esta câmara consegue captar. O cenário ótimo é a fotografia ao ar livre. Aí sim, o Motorola Moto G6 brilha e surpreendeu-me pela positiva.

Todas as fotografias e vídeo capturados com o dispositivo - Google Fotos

A Motorola fez um fantástico trabalho nesta câmara do seu novo Moto G6. Sobretudo para um smartphone que ronda os 300 euros temos muita margem para criatividade nesta câmara. Isto claro, para não falar da sua qualidade, ótima para o segmento.

Já na sua parte frontal podemos encontrar uma câmara de 8MP com o seu próprio flash LED para iluminar as selfies. A câmara faz o trabalho, sem nada a apontar. Temos também os modos de retrato, beleza, entre outros.

Já a nível de vídeo podemos gravar, no máximo a 1080p Full-HD. Todavia, temos aqui a possibilidade de gravação a 60fps além dos habituais 30fps. Os resultados são medianos a bons, sobretudo quando a luz abunda.

Já na fotografia noturna ou vídeo com pouca luz o cenário degrada-se bastante. Perde-se a nitidez e vemos bastante grão. Algo que já seria de esperar para um dispositivo dentro deste escalão de preços. Todavia, ainda assim por vezes temos boas surpresas neste cenário, sobretudo sem flash.

Autonomia de Bateria no Motorola Moto G6

Este smartphone com a plataforma Android Oreo vem equipado com uma bateria de 3000mAh de capacidade. Algo perfeitamente comum para 2018 e até aqui nada de surpreendente.

Todavia, temos aqui a tecnologia de carregamento rápido da marca, a Turbo Charge e o carregador Turbo Charger incluído. É sem dúvida uma grande mais valia para os utilizadores e algo raro neste escalão de preços.

Porta USB do Tipo C e carregamento rápido

A bateria dura-te para um dia de utilização intensa. Com as conectividades ligadas - Bluetooth - Conexão 4G (dados) e NFC, consegui um bom dia de utilização. Com cerca de uma hora de jogos, uma hora e meia de YouTube intercalado pelo dia e algumas comunicações.

A bateria, tal como todo o dispositivo em si, não te vai desiludir. Mais ainda, o facto de carregar rapidamente é sempre um grande bónus. Em cerca de uma hora tens a bateria quase totalmente carregada.

Cumpre ainda salientar que este smartphone com a plataforma Android Oreo ainda tem a porta áudio P2 (jack de 3.5mm). Mais ainda, temos também a porta USB do Tipo C para carregamento e transferência de dados.

Dispositivo surpreendeu nos nossos testes

O Motorola Moto G6 surpreendeu-me pela positiva. Não é um topo de gama nem o tenta ser. Em vez disso dá-te mais do que praticamente qualquer outro smartphone de gama média com um preço similar.

Estou habituado a smartphones topo de gama, custando 3 a 4 vezes o preço deste Motorola. Estava à espera que ele me desiludisse em algum aspecto. Não o fez. Os meus parabéns à fabricante pela criação deste produto e à sua cedência para teste.

Gostaria de ver aqui um processador mais poderoso ou um ecrã mais cativante. Contudo, a sua qualidade de construção, design e câmara fotográfica são argumentos muito sólidos. Tudo isto com uma interface limpa e muito próxima do Android Oreo no seu estado "puro".

Aprovado por Rui Bacelar, na 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Sensor biométrico no ecrã ainda não convenceu todos os utilizadores

Black Shark: Aproveita o topo de gama gaming por 395€

Google Play Store: TOP 15 jogos Android mais populares da semana

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.