Lumia 550 review

Para melhor compreenderes a avaliação dada ao smartphone, fica ainda com a vídeo review no final deste artigo. Para além da review escrita, terás uma ideia mais concreta do smartphone em si, suas qualidades e seus defeitos!

A Microsoft apresentou o Lumia 550 em conjunto com os flagships Lumia 950 e 950 XL. O 550 é obviamente destinado a um mercado totalmente diferente seja em especificações ou material de construção. Temos um terminal obviamente destinado a combater terminais de gama baixa ou gama de entrada.

   

O Lumia 550 foi o meu smartphone diário durante uma semana e durante este tempo utilizei o badboy para o bem e para o mal! O Sistema Windows 10 é bastante diferente do meu daily driver iPhone 6 ou mesmo do meu smartphone Android, mas foi bom sentir algo diferente para variar e tive a oportunidade aprender e explorar, algo que já tinha saudades.

microsoft Lumia 550 4gn 4

Começando pela construção, o Lumia 550 é um terminal quase interessante para o preço apresentado. No entanto, falha aqui e ali. Sinto que foi um pouco abandalhado nos pormenores, por exemplo a coluna situada na parte traseira tem um som de qualidade mas deixa a desejar quando se pousa o smartphone em cima da mesa porque abafa o som. Até que ponto é que uma empresa como a Microsoft pode falhar numa coisa destas?

O ecrã é de 4.7 polegadas HD, algo que gosto bastante e o User Interface do Windows 10 permite controlar o smartphone com uma mão sem problema algum. Ao contrário do Android ou iOS, o Windows 10 parece ter uma visão superior em muitos aspetos e acredito que com o tempo chegue lá.

Tens um Windows 10? Faz o download da nossa app para o teu smartphone

microsoft Lumia 550 4gn 1

Relativamente a especificações, vemos um Lumia 550 com um processador Qualcomm Snapdragon 210, 1GB de RAM e 8GB de memória interna com possibilidade de expansão até 200GB. O terminal tem especificações decentes para um smartphone de gama baixa, mas sinto que o Windows 10 exige bem mais que o Windows 8.1. A minha experiência foi complicada, senti que vivia entre momentos de “loading” e “waiting”.

Algo a destacar no software é ainda a incompatibilidade com maior parte de wearables. Quanto a apps, pela primeira vez, vejo aplicações de terceiros serem superiores às oficiais.microsoft Lumia 550 4gn 3

Olhando para as câmaras, bem… isto aqui é mais complicado. A câmara principal de 5MP tem uma qualidade medíocre, mas de vez em quando lá conseguia uma boa foto (até que passava para o PC e via a quantidade enorme de grão), a frontal sofre do mesmo. Se procuras uma câmara decente num smartphone é preferível escolheres um outro, já tive muitos #chinaaopoder pelo mesmo preço mas nunca tive um com uma câmara tão má.

Terminamos com a autonomia que também esperava mais, embora não fuja do que existe no mercado e dure para um dia de utilização, este Windows 10 e Lumia 550 fica mais uma vez a atrás quando comparado ao Windows 8.1 que, com menos mAh, conseguimos mais tempo de utilização.

microsoft Lumia 550 4gn 2

Em suma, o Lumia 550 é um smartphone interessante para 50 a 60€ não mais do que isso. Eu comprei o modelo desbloqueado e paguei cerca de 129€ por ele. Quando a meio do teste senti que estava a utilizar um smartphone BETA, doeu-me na alma o dinheiro que tinha investido.

Tal como referi na vídeo review (mais abaixo), vou dar uma outra oportunidade a este smartphone num futuro próximo em que o software estará certamente mais preparado para uma utilização mais severa. Entretanto, a nossa avaliação para este Lumia 550 não é positiva e é sem dúvida um dos piores smartphones que já tive o prazer de testar.

Vê ainda:

😉

Pontuação 4gnews
Conclusão
4.2

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho.
Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.