Microsoft confirma que ouve conversas do Skype e da Cortana! (E não o vai deixar de fazer)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Depois da Google, Facebook, Amazon e Apple, é a vez da Microsoft revelar que também tem acesso aos áudios dos utilizadores da Cortana e do Skype. Ademais, referiu ainda que utiliza uma empresa de terceiros (humanos) para analisar o áudio para futuras melhorias.

Depois apontado pela primeira vez que a Amazon ouvia o áudio da Alexa sem a autorização dos utilizadores, chegou-se a descobrir que o caso era mais grave do que se pensava. Todas as empresas acima contavam com o mesmo problema e com falta de transparência com os utilizadores.

Microsoft continuará a ouvir chamadas de Skype e áudio da Cortana

Depois do escândalo, todas as empresas acima referiram que vão reduzir ou eliminar por completo esta revisão (humana). Contudo, não a Microsoft.

A empresa acredita que esta é a única forma de melhorar o seu produto e que continuará a executar estas "escutas" para que o seu produto continue a melhorar.

A Microsoft falou abertamente que esta situação existe e explicou de forma simples que os humanos apenas ouvem as conversas para ter a certeza que a Inteligência Artificial (AI) está a trabalhar como era de esperar ao entender o tema da conversa.

Resposta da Microsoft ao problema

"O nosso processamento de dados pessoais inclui métodos de processamento automatizados e manuais (humanos). Os nossos métodos automatizados geralmente são suportados por nossos métodos manuais.

Por exemplo, os nossos métodos automatizados incluem inteligência artificial (IA), (...) para construir, treinar e melhorar a precisão de nossos métodos automatizados de processamento, analisamos manualmente algumas das previsões e inferências produzidas pelos métodos automatizados em relação aos dados subjacentes a partir dos quais as previsões e inferências foram feitas.

Por exemplo, revisamos manualmente pequenos trechos de uma pequena amostra de dados de voz (...) para melhorar nossos serviços de fala, como reconhecimento e tradução."

Que aplicação deves usar para que não ouçam nem leiam a tua conversa

Até ao momento só há uma aplicação que confio para teres a máxima privacidade. A aplicação chama-se Wickr me e é grátis para Android e iOS.

Esta aplicação não precisa de um número de telefone ou email. Apenas um nome de utilizador e password. Além do mais, as mensagens que envias apagam-se automaticamente a partir do tempo que considerares. Por fim, todo o registo de mensagens é apagado dos servidores e as mensagens são encriptadas ponta-a-ponta.

Editores 4gnews recomendam:

  • Aplicação Google adiciona (finalmente) característica há muito em falta
  • Xiaomi diz que a Xiaomi MIUI 11 está para breve! Estes são os telemóveis que atualizarão primeiro
  • Huawei Mate 30 Pro: alegada imagem mostra uma traseira diferente do que esperávamos!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.