Meta já decidiu quando vai lançar os seus óculos de Realidade Aumentada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O setor de Realidade Virtual / Aumentada está ao rubro, sobretudo com a expectável entrada da Apple neste mercado ainda este ano. Porém, não podemos esquecer a Meta (ex-Facebook) que é já uma das mais influentes marcas deste segmento.

Ao que tudo indica, os próximos anos serão bastante agitados em termos de lançamentos e tudo culminará com o lançamento dos seus óculos de Realidade Aumentada em 2027. Um produto com o qual a empresa espera mudar o mercado.

Óculos RA da Meta será o seu produto mais revolucionário de sempre

A publicação The Verge avança com os planos da Meta para os próximos anos no setor da Realidade Virtual / Aumentada. Informações que terão sido recentemente partilhadas internamente e às quais a publicação americana teve acesso.

Óculos Meta

O pináculo dos esforços da Meta neste setor acontecerá em 2027 com o lançamento dos seus primeiros óculos independentes de Realidade Aumentada. Para Mark Zuckerberg, estes serão o "momento iPhone" da sua empresa.

Ou seja, o fundador do Facebook acredita que conseguirá mudar para sempre o mercado com a apresentação destes óculos. Expectativas bastante elevadas para um produto que só deverá ser desvendado daqui a quatro anos.

Segundo o que é avançado, estes óculos de Realidade Aumentada conseguirão projetar hologramas de avatares em alta qualidade e sobrepô-los ao mundo real. Ou seja, combinar o virtual com o real que é a génese da Realidade Aumentada.

No que toca a preços, não esperes que estes óculos sejam para qualquer carteira. Embora não sejam avançados valores, é referido que este gadget será bastante caro, tornando-o num produto de nicho.

Os testes ao produto começarão em 2024, sendo dada a oportunidade aos funcionários da Meta de o testarem em primeira mão. Isso significa que poderemos começar a falar mais concretamente das suas potencialidades já no próximo ano.

Quest 3 serão apresentados ainda este ano

Até 2027, a Meta tem mais produtos ligados a este ramo para apresentar. E isso começará já no outono de 2023 com a revelação da nova geração dos Ray-Ban Stories, concebidos em parceria com a Luxottica.

Ainda este ano está, aparentemente, programada a apresentação dos Meta Quest 3. Estes terão metade da espessura dos atuais Quest 2, mas sem descurar o desempenho e potencial do modelo atualmente no mercado.

Para 2024, a Meta planeia a apresentação de um headset de Realidade Virtual conhecido apenas pelo seu nome de código "Ventura". O seu principal atrativo será o preço, classificado como o mais atrativo do setor.

No ano seguinte, ou seja, em 2025, teremos a terceira geração dos Ray-Ban Stories com algumas novidades interessantes. Alegadamente, estes contarão com um novo ecrã desenhado para leres as tuas mensagens, digitalizar códigos QR e traduzir texto em tempo real.

Em suma, os próximos anos prometem grandes novidades da Meta para o setor da Realidade Aumentada / Virtual. Dados que comprovam que este setor ainda está em crescimento, sobretudo com a expectável entrada da Apple neste mercado em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.