Qualcomm apresenta tecnologia que vai substituir o eSIM

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Qualcomm acaba de apresentar a tecnologia do futuro no que concerne às ligações de rede dos nossos smartphones. Chama-se iSIM e chega com o intuito de substituir a tecnologia eSIM ainda em clara fase de adoção no mercado.

Esta tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Thales, especialista em segurança para dispositivos móveis. O objetivo do iSIM é facilitar ainda mais a vida aos utilizadores caso pretendam mudar de equipamento.

Tecnologia iSIM já é suportada no Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2

A Qualcomm surpreendeu o mercado ao revelar que esta nova tecnologia de conectividade é suportada pela plataforma Snapdragon 8 Gen 2. Um suporte ao qual a marca não se referiu aquando da apresentação desse processador e instaura mais dúvidas.

iSIM

A principal é se os smartphones já lançados com o Snapdragon 8 Gen 2 estão dotados do suporte ao iSIM. Um pormenor que permanecerá em mistério até que a norte-americana prestes esclarecimentos adicionais sobre o tema.

Importa notar que iSIM significa SIM Integrado, ou seja, virá embutido diretamente no processador desenvolvido pela Qualcomm. Tal como a empresa aponta, isso permitirá às fabricantes desenvolver equipamentos mais compactos.

Nota ainda que esta tecnologia possibilitará uma redução nos custos de desenvolvimento de smartphones. Além disso, promete ser mais eficiente energeticamente, sendo assim mais um potenciador de autonomia nos nossos equipamentos.

iSIM

iSIM promete oferecer maior comodidade a todos os seus utilizadores

Tal como já referi acima, o principal objetivo da tecnologia iSIM é facilitar a vida aos utilizadores. O seu grande atrativo é tornar a mudança de equipamento ainda mais rápida, simples e suave

"Juntamente com o eSIM cada vez mais popular, o Thales 5G iSIM oferece aos fabricantes de dispositivos e operadoras móveis ainda mais liberdade para oferecer aos seus clientes conectividade over-the-air sem esforço e designs de produtos mais interessantes e acessíveis."

A esperança da Qualcomm com esta tecnologia é que mesma possa integrar 300 milhões de dispositivos em 2027. Um calendário que demonstra que esta é uma aposta de futuro e com um período de transição associado.

Segundo a Thales, a migração para o iSIM abrangerá primeiramente os equipamentos de gama alta. Só posteriormente é que devemos observar a sua implementação em produtos de gamas inferiores.

Devido ao seu menor consumo energético, o iSIM promete ser também uma aposta de futuro para o setor IoT. Com efeito, devemos esperar a sua adoção também por parte dos fabricantes de produtos Smart Home, bem como a sua implementação em wearables.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.