Messenger e outros serviços Meta não vão precisar de conta Facebook na EU

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Meta deu mais um passo em seu plano de ações para se adequar à Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa, que entrará em vigor em março de 2024. A empresa de Mark Zuckerberg vai permitir a utilização do Messenger e de outros serviços Meta sem que seja necessário ter uma conta do Facebook.

Messenger, Facebook Marketplace e Facebook Gaming agora sem Facebook

serviços Meta
Imagem: Shutterstock / Sergei Elagin

Conforme a Meta anunciou em sua página oficial, nas próximas semanas os utilizadores dos serviços da empresa receberão notificações para informar as novas opções de que devem passar a usufruir. As principais mudanças afetam o Messenger, o Marketplace e o Gaming, que passam a não exigir uma conta ou informações do Facebook.

  • Facebook Messenger: utilizadores da Europa poderão optar por manter-se a utilizar o Facebook Messenger com a sua conta do Facebook ou por criar uma nova conta autónoma do Messenger. A oferta principal de serviços do Messenger - que inclui mensagens de texto, voz e vídeo - também será válida para quem optar por uma conta separada.

  • Facebook Marketplace: será possível escolher entre uma experiência de Marketplace baseada em dados do Facebook ou não. A principal diferença em relação à experiência atual do Marketplace será a comunicação, agora feita via e-mail e não mais por Facebook Messenger. O acesso a listagens e ações de compra e venda de itens permanecerá igual.

  • Facebook Gaming: os utilizadores também poderão optar por uma experiência de jogo sem usar as suas informações do Facebook. Neste caso, diferente daqueles que optarem por manter suas informações atreladas, os utilizadores não terão recursos como jogos multi jogador, compras no jogo e sugestões de jogos personalizadas; podendo jogar apenas alguns jogos single-player e não os jogos online da plataforma.

Vale lembrar que, desde novembro de 2023, os utilizadores na UE, no EEE e na Suíça também podem escolher entre continuar a utilizar o Instagram e o Facebook com anúncios - e o uso de suas informações para personalizar esses anúncios - ou assinar uma conta premium sem anúncios e sem o uso de suas informações.

"O DMA procura promover a contestabilidade e a justiça nos mercados digitais – uma ambição que a Meta apoia. Estamos empenhados em continuar a trabalhar arduamente para garantir que os produtos da Meta na UE cumpram o DMA e agreguem valor às pessoas – reunimos uma grande equipa multi funcional composta por funcionários seniores de todo o mundo e de toda a nossa família de aplicações para conseguir isso", declarou a Meta em seu site.

Conforme anunciado, os utilizadores devem receber notificações sobre as implementações das mudanças ao longo das próximas semanas.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.