Mercedes mostra ecrã futurista Hyperscreen para os seus veículos elétricos

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Mercedes-Benz aproveitou a calma antes da tempestade que será a CES 2021 e revelou na sua sede em Estugarda o novo conceito de ecrã de informação e entretenimento para os seus veículos elétricos. O Hyperscreen é um ecrã curvo com inclinação cinemática que se estende por 56 polegadas e ocupa toda a largura do tablier.

A marca falou ainda um pouco sobre o software que acompanhará este conceito futurista, dizendo que é capaz de aprender as preferências do condutor e passageiros. Dessa forma consegue adaptar as suas sugestões para entretenimento, conforto ou até definições de condução elétrica.

Hyperscreen é o futuro dos carros elétricos da Mercedes

Este Hyperscreen é possível através da integração de vários ecrãs ligados entre si de forma muito subtil, com painéis OLED no centro e do lado direito. A Mercedes procurou uma forma de ajudar o condutor e evitar que tenha de procurar definições em menus demasiado escondidos.

Para isso desenhou uma solução composta por um sensor de iluminação e três camadas, com a camada superior a exibir apenas as informações relevantes em determinado contexto.

Melhor ainda, é possível usar a voz para dar instruções ao veículo e ter acesso a funções básicas, evitando-se que os olhos e atenção fiquem longe da estrada durante muito tempo.

Este ecrã integra a versão mais recente do sistema de entretenimento e informação MBUX (Mercedes-Benz User Experience), cuja segunda geração estreia no Classe S de 2021. O sistema permite guardar até 7 perfis que acomodam diferentes preferências individuais.

Em termos mais técnicos, o MBUX Hyperscreen é alimentado por um processador de 8 núcleos e 24GB de memória RAM, com uma largura de banda de 46.4GB por segundo. Com isto a marca certifica-se que a experiência será sempre fluida e nunca colocará em risco a segurança dos passageiros.

Mercedes quer fazer frente à Tesla nos veículos elétricos

O primeiro modelo a ser equipado com este Hyperscreen será o veículo elétrico Mercedes-Benz EQS, cujo lançamento está previsto para 2022.

Apesar de ser visto como um concorrente direto ao Tesla Model S, a verdade é que este EQS terá um preço base consideravelmente mais alto que o dos modelos mais caros da Tesla.

A marca de Elon Musk é também conhecida por oferecer um dos melhores sistemas de informação e entretenimento do mercado, mas a Mercedes-Benz quer revolucionar a forma acedes às informações necessárias com este ecrã futurista.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla lançará o seu carro mais barato de sempre já no próximo ano
  • Tesla: relatório confirma que muitos condutores não sabem a diferença entre os pedais!
  • Tesla começa a vender a versão mais barata do Model Y: conhece o preço
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.