Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Cada vez mais jovens trocam os smartphones por telemóveis, eis o porquê

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Há cada vez mais jovens a abdicar dos seus smartphones ou telefones inteligentes, optando pelos telemóveis simples. Fazem-no, sobretudo, como meio de desintoxicação das redes sociais, da pressão da comunidade online e hábitos deste tipo de plataformas.

Em particular, é junto da Geração Z que os telemóveis de tampa, com formato concha, são os mais procurados para, por exemplo, fazer uma pausa nas redes sociais, ou ajudar a quebrar o vício no TikTok, por exemplo. Aliás, entre os modelos mais procurados está o telemóvel Nokia 2660 Flip lançado no ano passado no mercado.

Telemóveis com tampa voltam a crescer em popularidade em pleno 2023

Telemóvel Nokia 2660 Flip

A popularidade crescente deste tipo de telemóveis simples está a fazer-se sentir junto do mercado. Em causa estão dispositivos muito básicos que contrapõem os Apple iPhone, Samsung Galaxy e smartphones Xiaomi mais avançados do mercado, repletos de conetividades e grandes ecrãs.

Com efeito, ao que parece agora os telemóveis de tampa, com formato de concha, estão cada vez mais na moda entre o público jovem. O estudo foi avançado pela publicação CNN, em cuja peça encontramos também as principais justificativas para tal.

Sucintamente se dirá que os mais jovens usam estes telemóveis para se afastarem das redes sociais. Seja como forma de protesto para com a pressão online, ou simplesmente para "arejar" a cabeça e sair da bolha que são as principais plataformas sociais.

Sair da bolha que são as principais redes sociais da atualidade

Tal como aponta a peça supracitada, os jovens estão a sair mais de casa com os seus telemóveis básicos, deixando o Apple iPhone, ou o Samsung Galaxy no quarto. A motivação para tal é realmente simples e eficaz, querem manter-se contactáveis, mas apenas na medida do essencial.

Desse modo, evitam-se distrações com o YouTube, Netflix e demais redes sociais que consomem não só a nossa atenção, como também e mormente o nosso tempo. Em simultâneo, evitam-se tentações com compras online na Amazon e outras lojas online.

Telemóvel Nokia 2660 Flip é um dos favoritos para fazer o "Detox"

telemóvel Nokia 2660 Flip

Conetividade: 4G LTE
Armazenamento: 32 GB
Ecrã: 2,6 polegadas
Ligação: Bluetooth
Botões grandes
Peso: 200 gramas

Ainda conforme a peça supracitada, alguns dos utilizadores mais jovens quiseram assim forçar-se a cortar a dependência de redes sociais como o Instagram, Facebook e sobretudo o TikTok. Ademais, os telemóveis acrescentam um toque retro e atrativo.

Desse modo, podem finalmente focar-se a 100% nas tarefas e desafios do quotidiano, ou simplesmente focar-se na pessoa, amigos e / ou companheiros. Por outras palavras, podem focar-se mais nas relações interpessoais ao deixar o smartphone em casa.

A peça vai mais além, colhendo o testemunho de vários jovens que apelidam os smartphones de carentes pela sua atenção indivisa. Algo que se materializa nas notificações constantes e conteúdo sempre em chorrilho para manter presa a sua atenção.

A tendência já conta com o apoio da cantora Camila Cabello

I’m team flip phone revolution . Maybe I can write the theme song guys 💪💪💪💪 pic.twitter.com/yOJgCdAgNq

— camila (@Camila_Cabello) 13 de janeiro de 2023

A cantora de origem cubana é uma das mais recentes famosas a juntar-se a esta tendência. Na sua publicação, Camila, aproveita também para constatar que "assim talvez possa escrever novas músicas", salientando o menor impacto na concentração destes telemóveis simples.

Pese embora esta realidade exista desde o advento dos smartphones, vemos agora cada vez mais pessoas a procurar algo mais simples, e menos distrativo. Uma forma de ainda estarmos contactáveis, mas que nos permita melhorar a concentração, por exemplo.

Em jeito de curiosidade, Camila Cabello apresenta nas imagens um telemóvel da TCL, também com formato concha. Mais uma vez, é este o tipo de telemóvel que está a conquistar cada vez mais adeptos que procuram "descansar" e tirar férias das redes sociais.

Dove Cameron seguiu o mesmo exemplo e optou por um simples telemóvel

A exposição mediática tem o seu peso no bem-estar e saúde mental de qualquer utilizador, sobretudo de quem vive da imagem. A indústria de Hollywood é um perfeito exemplo disso mesmo e fenómenos como o TikTok começam já a fazer soar sinais de alerta.

Para a HMD Global, responsável pela Nokia, esta é também uma nova janela de oportunidade para colocar no mercado novos telefones simples que possam, assim, dar resposta à crecente procura.

Em suma, mais pessoas querem estar contactáveis mas não sempre online, e muito menos dependentes das múltiplas redes sociais que competem pela nossa atenção.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.