Mensagens Google deixa utilizadores sem uma das melhores funções

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A aplicação de gestão de SMS e comunicações por texto da gigante norte-americana das pesquisas, a Mensagens Google, é uma das melhores soluções grátis para este propósito. Porém, uma das funções úteis introduzidas no último ano desapareceu para alguns utilizadores da app.

Em causa está a possibilidade, disponibilizada pela Google, de auto agrupar SMS e mensagens RCS em conversas. Algo que chegou até aos utilizadores com uma atualização geral da aplicação disponibilizada no último ano de 2022. Porém, esta possibilidade de organização por categorias desapareceu agora para alguns utilizadores.

Perdemos uma opção de organização da mensagens na app Google

Mensagens Google
Opção de organização até então disponível na app de mensagens. Crédito: 9to5Google

Até ao momento, consoante as versões da app, tínhamos três separadores no topo da aplicação. Pessoa, Negócios e Todas. Estas categorias só apareciam caso o utilizador ativasse a opção nas Definições - Organização de mensagens. Aí também temos outras opções de organização das mensagens tal como ilustra a segunda imagem acima.

Ao que tudo indica, esta problemática surgiu durante as últimas semanas, afetando primariamente utilizadores Google Pixel. Note-se ainda que a maioria dos casos versara sobre utilizadores da versão beta da aplicação, inscritos para tal no respetivo canal de testes.

Problema isolado, ou imposição global da Google?

Tal como refere ainda a publicação 9to5Google, esta funcionalidade fora testada primeiramente em meados de 2021. Entretanto, chegou ao canal estável da aplicação no início de 2022 com a empresa a garantir uma distribuição global da mesma.

Em suma, apesar de não estar a afetar todos os utilizadores de momento, a tendência está a alastrar a outros utilizadores. Poderá assim a Google estar efetivamente a remover esta capacidade, ou tratar-se-á de um erro ou bug? De momento, permanece a questão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.