Mensagens Google: aplicação vai permitir reagir a mensagens como no Facebook!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google continua a trabalhar no desenvolvimento de novas funcionalidades para a sua aplicação de mensagens, continuando progressivamente a "caminhar" para o seu objetivo principal, oferecer um serviço semelhante ao iMessage da Apple.

A equipa do site 9to5Google encontrou na mais recente APK da aplicação várias linhas de código referentes a esta funcionalidade. Curiosamente, parece que a Google irá inspirar-se profundamente no iMessage, implementando até as "mensagens alternativas" enviadas quando um utilizador não tem o serviço.

Mensagens Google também vai enviar "reações em texto" para quem não tem RCS

Estas mensagens de texto podem ser bastante peculiares, especialmente considerando que o grande objetivo das reações é mesmo não precisar de enviar nenhum texto para demonstrar o que pensas sobre determinada mensagem. No entanto, no código da mais recente APK foram encontradas pistas que apontam para a implementação de mensagens "fallback" na App Mensagens Google.

Basicamente, sempre que reagires (com um emoji) a uma mensagem enviada por alguém que não tenha RCS (Rich Communication Services), o utilizador vai receber a tua reação em forma de texto:

  • "Liked a photo"
  • "Laughed at an image"

Já há muito tempo que a Google está a trabalhar no desenvolvimento da sua aplicação de mensagens com RCS, tentando criar uma plataforma universal de comunicação por mensagens entre todos os smartphones Android. No entanto, parecem surgir cada vez mais dúvidas se estão mais perto desse objetivo, ou simplesmente a pior a situação.

Embora as novas funcionalidades estejam a ser implementadas na aplicação Mensagens Google e tendo como base RCS, outras aplicações que utilizam os mesmos serviços podem não ser compatíveis com estas novas funcionalidades. Por exemplo, utilizadores que usem a aplicação Mensagens Samsung, vão receber estas "reações em texto" em vez dos desejados emojis.

Infelizmente, parece que ainda estamos muito longe de puder usufruir de um sistema de mensagens semelhante ao iMessages da Apple, em que estejam incluídos todos os smartphones Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Ex-engenheiro da Google forçado a pagar multa milionária à empresa
  • Google Assistant vai ficar ainda mais útil! Entende como
  • YouTube Music ganha novo design! Conhece as novidades
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.