As melhores máquinas fotográficas profissionais em 2020

Rui Bacelar

Para profissionais ou grandes entusiastas que procuram a melhor máquina fotográfica. Estas são as melhores câmaras fotográficas da Canon, Nikon, Sony e Fujifilm com sensores full-frame ou APS-C e tipologia DSLR ou mirrorless (sem espelho).

Para cada sistema destacamos o melhor corpo do tipo DSLR e mirrorless com base nas caraterísticas próprias, ciclo de substituição e capacidades para fotografia e vídeo. É o guia de compra para fotógrafos e videógrafos em 2020.

Canon EOS 1DX Mark III - a melhor máquina fotográfica DSLR em 2020

Canon
A 1DX Mark III foi anunciada em janeiro de 2020

A melhor câmara fotográfica DSLR da Canon até à data foi revelado no início do ano e começa por incorporar um novo sensor de 20,1 MP, concebido para ser veloz e com menos ruído digital na imagem. Faz-se acompanhar do processador Digic X.

Há um novo formato HEIF a 10-bit que pode substituir o JPG, com mais qualidade e de menor tamano face aos ficheiros RAW. É um colosso para fotografia e para vídeo, o autêntico ápice da inovação Canon a chegar ao mercado em fevereiro de 2020.

Sensor: 36 × 24 mm - Dual Pixel CMOS AF
Megapíxeis: 20,1 MP - DIGIC X
Encaixe: baioneta EF
Ecrã: LCD tátil fixo de 3''
Visor: Ótico (pentaprisma)
Velocidade de disparo: até 20 fps (fotoramas)
Resolução de vídeo: até 5.5K a 60 fps em RAW, 4K a 60 fps 10-bit 4:2:2
Pontos de AF: até 191 pontos de focagem
ISO: 100 a 102 400
Peso: 1440 gramas
Preço: aproximadamente 6500 €

Com 191 pontos de focagem, duas slots para cartões CFexpress, um visor ótico e um novo ecrã tátil fixo, estabilização eletrónica da imagem e um corpo construído em liga de magnésio, mas que ainda assim pesa 1,4 kg.

Canon EOS 5D Mark IV - câmara DSLR

Canon
A 5D Mark IV foi anunciada em agosto de 2016

A máquina fotográfica Canon mais versátil, com alguns anos de mercado, mas ainda no topo das mais capazes e procuradas. Ainda que a 1DX Mark III seja o modelo de topo, a 5D Mark IV continua a ser muito competente e mais barata.

Até lá, com a EOS 5D Mark IV temos uma das melhores DSLRs no mercado, com o sistema de focagem automática Dual Pixel AF. Tem um equilíbrio soberbo entre resolução, desempenho em baixa luminosidade e baixos níveis de ruído na imagem.

Sensor: 36 × 24 mm - Dual Pixel CMOS AF
Megapíxeis: 30,4 MP
Encaixe: baioneta EF
Ecrã: LCD tátil fixo de 3''
Visor: Ótico (pentaprisma)
Velocidade de disparo: até 7 fps (fotoramas)
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps - fator de recorte (crop) de 1,27 x
Pontos de AF: até 61 pontos de focagem
ISO: 50 a 102 400
Peso: 800 gramas
Preço: cerca de 2699 €

É uma das melhores máquinas fotográficas profissionais da atualidade, sendo particularmente brilhante na captação de imagem. Já para vídeo, o ecrã LCD fixo, ou o grande crop na filmagem em 4K deixam bastante a desejar, apesar do AF da Canon.

Canon EOS R - câmara mirrorless

Canon
A EOS R foi anunciada em setembro de 2018

A 1.ª câmara Canon full-frame mirrorless foi recebida com criticismo, em parte por ser quase igual à 5D Mark IV no papel e pelo forte recorte na captação de vídeo em 4K. Aliás, a marca estará a trabalhar numa EOS R "Pro" com IBIS, por exemplo.

Sensor: 36 × 24 mm - Dual Pixel CMOS AF
Megapíxeis: 30,3 MP
Encaixe: baioneta RF
Ecrã: LCD tátil de 3,15'' - totalmente rotativo
Visor: Eletrónico / EVF - OLED de 0,5'' -1280 × 960 píxeis
Velocidade de disparo: até 8 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps - crop de 1,7 x
Pontos de AF: até 88% da área (horizontal) e 100% (vertical)
ISO: 50 a 102 400
Peso: 580 gramas
Preço: cerca de 1999 €

O maior trunfo da EOS R é o novo e mais avançado sistema de focagem automática, melhorando o já de si incrível Dual Pixel AF, agora com 5655 pontos de focagem, ou até 100% da área do sensor. Tem um design mais ergonómico, e construção leve.

Outra das novidades é o encaixe RF, já com várias lentes próprias, várias "Red Ring" da melhor qualidade ótica, além de adaptadores versáteis. Esta é a câmara mais futurista da marca, já com o processador de imagem DIGIC 8 e um ecrã totalmente articulável.

Nikon D6 - câmara DSLR

Nikon
A melhor câmara fotográfica da Nikon foi anunciada em setembro de 2019

A chegar ao mercado durante a primeira metade de 2020, a nova Nikon D6 é uma DSLR profissional mais avançada da fabricante até à data. Aqui encontrarás o suporte físico mais capaz para produzir fotografia e vídeo nas mais exigentes condições.

Sensor: 36 × 24 mm - CMOS, Expeed 6
Megapíxeis: 20,8 MP
Encaixe: baioneta F / AF
Ecrã: LCD tátil de 3,2'' - fixo
Visor: Ótico
Velocidade de disparo: até 9 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps
Pontos de AF: até 105
ISO: 100 a 102 400
Peso: 1270 gramas
Preço: cerca de 7 499 €

O destaque da Nikon D6 é o novo motor e sistema de autofocus, tornando-a numa das melhores câmaras para desportos a chegar ao mercado. Temos ainda um novo sensor Expeed 6 e mais ênfase colocada na produtividade nesta maquina profissional.

A captação de vídeo vai até à resolução 4K a 30 fps em H.264. Para captações em câmara lente podemos gravar em Full-HD até 60 fps nesta câmara resistente aos elementos, com baterias EN-EL18c e ligação Bluetooth + Wi-Fi.

Nikon D850 - câmara DSLR

Nikon
A D850 foi anunciada em julho de 2017

É uma das melhores câmaras profissionais da Nikon para fotografia e talvez a melhor DSLR no mercado. É uma das melhores câmaras profissionais de 2020, com um preço bem mais em conta face ao modelo de topo, a Nikon D6.

Sensor: 36 × 24 mm - CMOS, FX
Megapíxeis: 45,7 MP
Encaixe: baioneta F / AF
Ecrã: LCD tátil de 3,2'' - rotativo em 170º
Visor: Ótico
Velocidade de disparo: até 9 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps
Pontos de AF: até 153
ISO: 64 a 256 000
Peso: 915 gramas
Preço: cerca de 3199 €

Construída como um tanque, este corpo foi feito para durar, uma vantagem quando utilizamos lentes pesadas. Temos uma pegada firme, vários controlos manuais e uma ótima sensação de robustez nesta câmara com 45,7 MP, perfeita para fotografia.

A qualidade de imagem da D850 é incrível, tal como a autonomia, fazendo até 9 fps ao utilizar a extensão de bateria (grip ou punho). Tem duas ranhuras para cartões de memória, uma para o formato XQD e outra para o tradicional SD/SDHC/SDCX.

Nikon D780 - câmara DSLR com "tecnologia mirrorless"

Nikon
A D780 foi anunciada em janeiro de 2020

A nova câmara fotográfica DSLR da Nikon coloca-se perto do setor profissional e vem substituir uma das suas câmaras mais aclamadas e populares, a D750. Para tal, incorpora alguma da tecnologia presente na Z6 no corpo da D750.

Sensor: 36 × 24 mm - CMOS, FX
Megapíxeis: 24,5 MP
Encaixe: baioneta F / AF
Ecrã: LCD tátil de 3,2'' - rotativo em 170º
Visor: Ótico
Velocidade de disparo: até 7 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps
Pontos de AF: até 273
ISO: 100 a 51 200
Peso: 840 gramas
Preço: cerca de 2300 €

Agora com um novo processador de imagem (EXPEED 6), tal como na Z6 e Z7, a nova câmara DSLR pode captar até 7 imagens por segundo com o obturador mecânico e até 12 imagens com o obturador eletrónico para capturas silenciosas.

Podemos captar vídeo em 4K Ultra-HD a 30 fps com N-LOG, modo HDR, ou em resoluções inferiores como o 1080p (Full-HD) até 120 fps para câmara lenta. Temos ainda o peaking, zebra, intervalómetro e mais tecnologia herdada das mirrorless.

Nikon Z7 - câmara mirrorless

Nikon Z7
A Z7 foi anunciada em agosto de 2018

A primeira câmara mirrorless da Nikon foi recebida com grande e merecido entusiasmo. Chegou com a Z6, mais barata e com 24,5 MP, mostrando que a marca está apostar cada vez mais neste formato, além de levar a sério a captação de vídeo.

Sensor: 36 × 24 mm - CMOS, FX
Megapíxeis: 45,7 MP
Encaixe: baioneta Z
Ecrã: LCD tátil de 3,2'' - rotativo até 170º
Visor: Eletrónico / EVF - Quad-VGA de 0,5''
Velocidade de disparo: até 9 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps
Pontos de AF: até 493 (100% da área vertical e horizontal)
ISO: 64 a 256 000
Peso: 585 gramas
Preço: cerca de 3599 €

A Z7 traz-nos um corpo leve, compacto, durável e com uma nova baioneta (Z). Ainda tem poucas lentes NIKKOR Z, mas destaca-se sobretudo pelo sensor de 45,7 MP, ótimo visor eletrónico, por ter IBIS de 5 eixos e captar vídeo a 4K sem recorte.

Tem um sistema de focagem automática hibrido, mais apto para vídeo que o sistema baseado em contraste da D850. Além disso, pode captar até 9 fps sem termos que recorrer à empunhadura de bateria. Peca por ter uma só ranhura para cartões XQD.

Sony A7R IV - câmara mirrorless

Sony
A Alpha 7R IV foi anunciada em julho de 2019

A Sony popularizou o tipo mirrorless e aperfeiçoou-o até este ameaçar destronar definitivamente as DSLR. Com um ciclo rápido de substituição, a gama Alpha R (AR) tem nesta quarta iteração uma câmara profissional para fotografia e vídeo soberbo.

Sensor: 36 × 24 mm - CMOS - Exmor R
Megapíxeis: 61 MP
Encaixe: baioneta E
Ecrã: TFT tátil de 3'' - rotativo até 107º
Visor: Eletrónico / EVF - OLED de 0,5'' - UXGA
Velocidade de disparo: até 10 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps
Pontos de AF: até 576 (100% da área vertical e horizontal)
ISO: 50 a 102 400
Peso: 665 gramas
Preço: cerca de 3999 €

Para captação de vídeo são já um ícone e standard de qualidade, aprimorada na A7R IV, com IBIS de 5 eixos. O seu mecanismo de focagem automática é equiparável ao da Canon como um dos dois melhores do mercado, sobretudo o seu fiável Eye AF.

Vale frisar que a Sony na A9 II a sua câmara topo de gama, orientada para a fotografia de desporto (até 20 fps), com 24,2 MP, mas com um p.v.p de 5400 €. A maioria dos fotógrafos e videógrafos ficará muito bem equipado com a A7R IV, ou até a A7R III.

SONY Alpha 6600- câmara mirrorless APS-C

Sony
A Alpha 6600 foi anunciada em agosto de 2019

A Sony Alpha 6600 é a melhor câmara fotográfica para quem quer, por exemplo, começar um canal de YouTube. É uma câmara híbrida, sendo excelente tanto para fotografia como para vídeo, tudo num formato muito compacto e leve.

Sensor: 23,5 x 15,6 mm - CMOS - Exmor R
Megapíxeis: 24,2 MP
Encaixe: baioneta E
Ecrã: TFT tátil de 3'' - rotativo até 180º
Visor: Eletrónico / EVF - OLED de 0,5'' - XGA
Velocidade de disparo: até 11 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 30 fps
Pontos de AF: até 425 (84% da área vertical e horizontal)
ISO: 50 a 102 400
Peso: 503 gramas
Preço: cerca de 1599 €

O sensor APS-C torna-a numa das câmaras fotográficas profissionais mais baratas, mas há perdas de qualidade face às alternativas full-frame. Aliás, temos aqui a tecnologia de foco automático da Sony para rosto e olho, até de animais.

Para produção de vídeo temos trunfos como a estabilização no corpo (IBIS), a melhor autonomia de bateria numa câmara mirrorless e enorme flexibilidade nos formatos de captação. É indicada sobretudo para fotógrafos de desporto e ação, ou videógrafos.

Fujifilm X-T4 - câmara mirrorless APS-C

Fujifilm
Agora com IBIS, ecrã rotativo e nova bateria, a X-T4 foi apresentada em fevereiro de 2020

A exceção às demais câmaras full-frame é a X-T4 da Fujifilm que opta por um sensor APS-C, com um fator de recorte de 1,5 x. Aliás, esta marca não produz câmaras full-frame, saltando do APS-C para o formato médio (44 × 33 mm) na linha GFX.

Sensor: 23,5 x 15,6 mm - CMOS 4 - X-Trans com estabilização em 5 eixos (IBIS)
Megapíxeis: 26,1 MP
Encaixe: baioneta X
Ecrã: LCD tátil de 3'' - totalmente rotativo
Visor: Eletrónico / EVF - OLED de 0,75''
Velocidade de disparo: até 15 fps
Resolução de vídeo: até 4K a 60 fps / Full-HD até 240 fps
Pontos de AF: 425 pontos - 100% da área do sensor
ISO: 160 - 12 800
Peso: 526 gramas
Preço: cerca de 1700 €

A X-T4 apresenta um design retro com uma plenitude de controlos manuais, sem abdicar dos modos automáticos. Tem um vasto leque de lentes próprias (Fujinon) e a construção é tão sólida como parece, sendo uma ótima alternativa mais em conta.

Brilha no vídeo, captando até 4K a 60 fps, ou Full-HD a 240 fps, agora com IBIS. Em fotografia tira o máximo proveito do sensor e da ciência de cor da Fujifilm, com várias simulações de filme capazes de arrebatar ao sair da câmara, sem pós-edição.

A Fujifilm X-T4 usa uma nova bateria (NP-W235) que garante até 600 capturas. Destaca-se ainda o ecrã totalmente rotativo que agradará aos vloggers e youtubers, além da estabilização magnética do sensor em 5 eixos para filmagens hand-held.

Como escolher uma câmara fotográfica profissional em 3 pontos

1. A escolha do sistema. A Canon tem o seu, tal como a Nikon, Sony ou a Fujifilm, entre outras. Cada sistema tem as suas lentes próprias, otimizadas para os seus corpos, tal como acessórios e soluções de software e assistência, por exemplo.

Os sistemas não são "estanques". Isto é, com recurso a adaptadores podemos utilizar lentes Nikkor (sistema Nikon) numa máquina Canon e vice-versa. Podemos também tirar proveito de lentes antigas ou "vintage" concebidas para qualquer sistema.

2. Optar entre Reflex (DSLR) ou mirrorless. As primeiras têm um maior mercado de lentes, sendo um formato já muito aperfeiçoado, mas tendem a ser mais pesadas e volumosas, por norma não tão versáteis para vídeo.

As câmaras mirrorless tendem a ter uma pior autonomia de bateria se não utilizarmos uma extensão, ou grip. A qualidade de imagem é idêntica, mas tendem a ser melhores para vídeo, sobretudo ao incorporarem estabilização no corpo (IBIS).

3. Definir o uso primário, fotografia ou vídeo. Se for para fotografia, importa lembrar que há modalidades a pedir diferentes lentes e acessórios, com a foto de paisagem e rua a pedir kits mais leves, ao invés do retrato em estúdio, por exemplo.

Para uso pontual, ou como fomento da diversidade criativa, vê também as melhores máquinas fotográficas instantâneas. Descobre ainda as melhores máquinas fotográficas compactas da atualidade.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.