Os 7 melhores antivírus grátis para PC em 2019

Pedro Ferreira

A cada dia que passa vemos cada vez mais ameaças, ataques e tentativas de pishing pela Internet, é essencial mantermos o nosso sistema e computador seguro. Principalmente se utilizas o computador para homebanking e pagamentos online.

Já existem versões gratuitas de bons antivírus que te ajudam a manter o sistema intacto e seguro. Existe muita oferta na Internet, mas o importante é conheceres os melhores e quais protegem melhor o teu computador para navegares na Internet descansado.

1. Avast Free Antivirus

1

Prós Contras
Permite adição de add-ons de segurança Algumas funções úteis são trial
Modo "Gaming" e leve em recursos Layout com muita publicidade

A proteção contra malware's, spyware e ransomware são a prioridade deste Avast Free Antivirus. Uma versão totalmente gratuita com proteção de topo. Muitas das funções são adicionais e têm um custo extra, caso seja essencial para ti.

Conta ainda com um modo Gaming que otimiza a utilização do antivírus em 2º plano, reduz o consumo dos recursos e liberta mais potencial para um programa especifico ou jogo que seleciones na lista. O programa ainda oferece acesso limitado ao serviço VPN da Avast.

No entanto, o programa tem alguma publicidade para serviços pagos Avast e as configurações podem ser um bocado confusas, para quem não tem um vasto conhecimento.

Avast Free Antivirus

2. Kaspersky Security Cloud

1

Prós Contras
Proteção Malware incluída Faltam algumas funcionalidades pagas
Impacto na performance em pc's mais antigos

O nome Kaspersky é conhecido e associado a uma das melhores empresas como desenvolvedores de antivírus, principalmente no mercado Windows, e agora lançou uma versão totalmente gratuita.

Esta versão incluí proteção contra phishing, spyware e malware, conseguindo ainda realizar uma análise continua dos ficheiros do teu computador. Nesta versão não está incluída firewall.

A interface é bastante intuitiva e fácil de usar, o seu maior defeito é não incluir proteção contra ransomware's, e a ausência da firewall.

Kaspersky Security Cloud

3. Bitdefender Antivirus Free Edition

1

Prós Contras
Modo arrastar e lagar para scan de ficheiros ou pastas Falta função de agendamento de scans
Design minimalista e fácil de usar Definições básicas

O Bitdefender Antivirus Free Edition inclui todas as proteções e filtros das versões pagas, em que são lideres do mercado. Com uma interface mais simples, removeram algumas funcionalidades mais avançadas da subscrição paga.

O programa é bastante simples de utilizar, instalas e quando abrires o antivírus ele está pronto e tens o sistema protegido. Não existem configurações muito avançadas e todo o sistema blindado pelo Bitdefender após a primeira atualização.

No entanto, esta versão fornece pouco controlo sobre as definições mais avançadas, visto que a interface é tão simples que não qualquer função extra.

Bitdefender Antivirus Free Edition

4. AVG Free Antivirus

1

Prós Contras
Pouco impacto na performance do PC Configurações de privacidade complexas
Inclui extra "Destruidor de ficheiros" Proteção mediana

A empresa AVG é igualmente conhecida, mas por ser gratuito e ser super leve. Recentemente foram adquiridos pela Avast e ambos os programas beneficiaram e foram melhorados, mas mesmo assim o AVG continua abaixo do Avast em termos de proteção.

O AVG é mais recomendado para utilizadores que pretendam um antivírus leve e subtil, sem puxar muito pelos recursos do PC. O programa é quase transparente, enquanto trabalha em segundo plano.

AVG Antivirus Free

5. Microsoft Windows Defender Security Center

1

Prós Contras
Integrado e gratuito com o Windows 10 Configurações confusas e complexas
Excelente capacidade de reconhecimento de vírus Consome muitos recursos, principalmente processador

O Windows Defender vem instalado de raiz no sistema do Windows 10, com as mais recentes atualizações tem mostrado melhorias consideráveis e pode ser uma boa opção definitiva, contudo existem opções melhores.

A Microsoft também apostado forte na melhoria das bases de dados de vírus, e a prova disso é agora conseguir uma boa taxa de deteção de malware's, vírus e tudo o que é conhecido-

O seu maior problema é a sua utilização elevada de recursos, sobretudo sobre o processador (CPU) do PC, tornando-o assim mais lento. Algo que pode ser desagradável a meio de um jogo ou utilização do mesmo.

Podes aceder ao Windows Defender através do menu iniciar e digitar "Windows Defender".

6. Avira Antivirus

1

Prós Contras
Gestor de passwords incluido Addons apenas para Chrome e Firefox
Proteção adicional pode ser transferida Alguns recursos são caros

A Avira é capaz de identificar e remover ameaças e ainda interromper automaticamente novas ameaças durante a navegação ou a partir de um ficheiro infetado. Preparado para detetar e tratar ransomware, trojans, spyware e outros tipos de malware.

Além dos serviços de proteção conta ainda com ferramentas integradas para limpeza da reciclagem do computador e ainda uma VPN gratuita, embora que limitada a nível de tráfego.

Peca na falta de filtros para conteúdos web e pelo elevado número de publicidade. A publicidade do programa é mesmo irritante, com popups constantes para incentivar a compra da versão paga.

Avira Antivirus

7. Sophos Home

1

Prós Contras
Simples e fácil de manusear Análises agendadas em falta
Permite 10 computadores interligados num painel cloud Definições limitadas

A Sophos é o mais recente concorrente do mercado de antivirus, oferecendo uma poderosa ferramenta de segurança para Windows. Totalmente gratuito é bastante seguro e possui uma base de dados de vírus excelente.

Solução perfeita para quem possua múltiplos sistemas num ambiente doméstico ou empresarial, visto que pode ser configurado até 10 computadores e permite ainda, a gestão de todos os computadores e programas remotamente, a partir de uma interface própria no site da Sophos.

Utilizadores mais avançados deparam-se logo com a falta de definições adicionais, principalmente no que toca a proteção. Esta aplicação apenas fornece configurações básicas.

Sophos Home

É essencial manter-mos os nossos sistemas protegidos, se procuras soluções de antivírus para smartphone, conhece os 10 melhores antivírus para Android.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!