Os 7 melhores antivírus grátis para PC em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A cada dia que passa vemos diversas ameaças, ataques e tentativas de phishing na Internet. Por isso é essencial termos o melhor antivírus grátis, ou pago no nosso PC Windows, ou computador Mac, sobretudo para homebanking e pagamentos online.

Perante a vasta oferta, é importante que conheças os melhores antivírus gratuitos e pagos, quais os que protegem melhor o computador para navegares na Internet descansado. Esta é a nossa seleção com os respetivos prós e contras.

1. Panda Free Antivirus - melhor antivírus gratuito

Panda Free Antivírus

Prós Contras
VPN incluída com 150 mb diários Algumas funções úteis são premium
Excelente proteção contra ameaças Definições muito básicas

O Panda Free Antivirus é o melhor antivírus grátis para PC em português com interface fácil de usar e funções intuitivas. Ao mesmo tempo, tem uma das mais avançadas tecnologias de segurança de rede, sendo um antivírus excelente em diversas frentes.

Recomendamos o seu uso a quem procura um bom antivírus grátis para PC se utilizar com grande frequência redes públicas de Wi-Fi, destacando-se esta solução pela VPN incluída. No entanto, esta está limitada a 150 MB por dia no plano grátis.

Caso necessitem de uma VPN ilimitada, de usar o gestor de palavras-passe do Panda, bem como os controlos parentais e uma deteção avançada de ameaças, vale a pena explorar os planos pagos. Aliás, é possível usufruir de um mês grátis.

Descarrega o Panda Free Antivirus

2. Avast Free Antivirus - boa alternativa para jogadores

Avast Free Antivírus

Prós Contras
Permite adição de add-ons de segurança Algumas funções úteis são trial
Modo "Gaming" e leve em recursos Layout com alguma publicidade

A proteção contra malware's, spyware e ransomware são a prioridade do Avast Free Antivirus. Uma versão totalmente gratuita com proteção de topo. Muitas das funções são adicionais e têm um custo extra, caso seja essencial para ti.

O modo Gaming otimiza a utilização do antivírus em 2.º plano, reduz o consumo dos recursos e liberta mais potencial para um programa específico ou jogo que seleciones na lista. O programa ainda oferece acesso limitado ao serviço VPN da Avast.

No entanto, o programa tem alguma publicidade para serviços pagos Avast e as configurações podem ser um pouco confusas, para quem não tem um vasto conhecimento. Ainda assim, para jogadores é o melhor antivírus gratuito.

Descarrega o Avast Free Antivirus

3. Kaspersky Security Cloud - antivírus gratuito com ótimos recursos

Kaspersky Security Cloud

Prós Contras
Proteção Malware incluída Faltam algumas funcionalidades pagas
Interface simples de usar Impacto na performance em pc's mais antigos

O nome Kaspersky é conhecido e associado a uma das melhores empresas como programadores de antivírus, principalmente no mercado Windows, e agora lançou uma versão totalmente gratuita.

Esta versão gratuita incluí proteção contra phishing, spyware e malware, conseguindo ainda realizar uma análise contínua dos ficheiros do teu computador. No entanto, na versão grátis para PC não está incluída a firewall.

A interface é bastante intuitiva e fácil de usar, o seu maior defeito é não incluir proteção contra ransomware's, e a ausência da firewall na versão gratuita.

Descarrega o Kaspersky Security Cloud

4. Bitdefender Antivirus Free Edition - bom antivírus grátis para PC

Bitdefender Antivirus Free Edition

Prós Contras
Modo arrastar e lagar para scan de ficheiros ou pastas Falta função de agendamento de scans
Design minimalista e fácil de usar Definições básicas

O Bitdefender Antivirus Free Edition inclui todas as proteções e filtros das versões pagas, em que são lideres do mercado. Com uma interface mais simples, removeram algumas funcionalidades mais avançadas da subscrição paga.

O programa é bastante simples de utilizar, instalas e quando abrires o antivírus ele está pronto e tens o sistema protegido. Não existem configurações muito avançadas e todo o sistema blindado pelo Bitdefender após a primeira atualização.

No entanto, esta versão fornece pouco controlo sobre as definições mais avançadas, visto que a interface é tão simples que não qualquer função extra.

Descarrega o Bitdefender Antivirus Free Edition

5. AVG Free Antivirus - opção gratuita e leve para PC Windows

AVG Free Antivirus

Prós Contras
Pouco impacto na performance do PC Configurações de privacidade complexas
Inclui extra "Destruidor de ficheiros" Proteção mediana

A empresa AVG é famosa pelo seu antivirus grátis para PC, leve e eficaz. Ao ser adquirida pela Avast, ambos os programas beneficiaram de melhorias, ainda assim o AVG continua abaixo do Avast em termos de proteção contra ameças.

Em síntese, o AVG é mais recomendado para utilizadores que pretendam um antivírus leve e subtil, sem exigir muitos recursos do PC. O programa é extremamente leve, enquanto trabalha em segundo plano.

Descarrega o AVG Antivirus Free

6. Avira Antivirus - tecnologia de deteção mais avançada

Avira Antivirus

Prós Contras
Gestor de passwords incluido Addons apenas para Chrome e Firefox
Proteção adicional pode ser transferida Alguns recursos são caros

A Avira é capaz de identificar e remover ameaças e ainda interromper automaticamente novas ameaças durante a navegação ou a partir de um ficheiro infetado. Preparado para detetar e tratar ransomware, trojans, spyware e outros tipos de malware.

Além dos serviços de proteção conta ainda com ferramentas integradas para limpeza da reciclagem do computador e ainda uma VPN gratuita, embora que limitada em nível de tráfego. Consegue, mesmo assim, ser um dos melhores antivírus grátis.

Peca na falta de filtros para conteúdos web e pelo elevado número de publicidade. A publicidade do programa é deveras irritante, com pop-ups constantes para incentivar a compra da versão paga para acesso às funções premium.

Descarrega o Avira Antivirus

7. Sophos Home - melhor antivírus para família

Sophos Home

Prós Contras
Simples e fácil de manusear Análises agendadas em falta
Permite 10 computadores interligados num painel cloud Definições limitadas

A Sophos é o mais recente concorrente do mercado de antivírus, oferecendo uma poderosa ferramenta de segurança para computadores Windows. Realmente gratuito é bastante seguro e possui uma base de dados de vírus excelente.

Esta é a solução perfeita para quem possua múltiplos sistemas num ambiente doméstico ou empresarial, visto que pode ser configurado até 10 computadores e permite ainda, a gestão de todos os computadores e programas remotamente, a partir de uma interface própria no site da Sophos.

Os utilizadores mais avançados deparam-se logo com a falta de definições adicionais, principalmente no que toca a proteção. Note-se que esta aplicação gratuita apenas fornece configurações básicas, mas não deixa de ser excelente no que entrega.

Descarrega o Sophos Home

Extra. Microsoft Windows Defender Security Center

Microsoft Windows Defender Security Center

Prós Contras
Integrado e gratuito com o Windows 10 Configurações confusas e complexas
Excelente capacidade de reconhecimento de vírus Consome muitos recursos, principalmente processador

O Windows Defender está instalado de raiz no sistema operativo Windows 10 e, com as mais recentes atualizações tem mostrado melhorias consideráveis e pode ser uma boa opção definitiva, contudo existem opções melhores.

A Microsoft também apostado forte na melhoria das bases de dados de vírus, e a prova disso é agora conseguir uma boa taxa de deteção de malware's, vírus e tudo o que é conhecido.

O maior problema é a sua utilização elevada de recursos, sobretudo sobre o processador (CPU) do PC, tornando-o assim mais lento. Algo que pode ser desagradável a meio de um jogo ou utilização do mesmo.

A resposta a qual é o melhor antivírus gratuito para PC é este centro de segurança da Windows. Para tal, podes aceder ao Windows Defender através do menu iniciar e digitar "Windows Defender".

Se procuras soluções de antivírus para smartphone, conhece os 10 melhores antivírus para Android. Além disso, vê as melhores VPN grátis, com soluções para várias necessidades e diferentes tipos de utilização.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.