Melhor que Redmi Note 12? Este é o próximo smartphone barato da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O próximo smartphone barato da Xiaomi será o Redmi A2. O modelo virá finalmente suceder ao Redmi A1 com chegada em breve aos mercados globais. Este produto também deve chegar a Portugal com um preço de venda ao público aproximado de 130 €.

Entretanto, este mesmo smartphone Xiaomi já foi certificado por diversas entidades e agências de homologação. Entre estas destacamos agora a Google Play Console, significando isto que o Redmi A2 terá, felizmente, acesso aos serviços Google.

Redmi A2 é o próximo smartphone barato da Xiaomi para 2023

Xiaomi Redmi A2
Imagens digitais com os principais esquemas de cor do Redmi A2.

O Redmi A2 pode ser identificado pelo número de modelo 23026RN54G, já certificado pela Google Play Console. Aí, também podemos ver um vislumbre das suas principais especificações técnicas e caraterísticas mais importantes como o processador.

Ao que tudo indica, pelos elementos descritores, temos o SoC MediaTek Helio G36, um chipset de gama média / baixa da fabricante sediada em Taiwan. Será, todavia, um processador capaz e relativamente eficiente nos consumos energéticos.

Xiaomi Redmi A2
Imagens digitais com os principais esquemas de cor do Redmi A2.

Os seus núcleos entregam até 2,3 GHz de frequência de processamento nos 4 núcleos A53 principais. Já os demais quatro núcleos (silver cores) têm uma frequência de processamento a 1,8 GHz. Em seguida podemos atentar na listagem da Google Play Console.

MediaTek Helio G36 é o SoC do Xiaomi Redmi A2

Xiaomi Redmi A2
Listagem na Play Console referente ao smartphone Xiaomi. Crédito: Mysmartprice.

A par deste processador comedido temos também a gráfica (GPU) PowerVR GE8320. Mais ainda, contamos com um ecrã com resolução HD+ (720p) com pelo menos 2 GB de memória RAM na sua versão básica, além do sistema operativo Android Go Edition.

Note-se que em causa está o sistema operativo Android 13, na sua edição Android Go, otimizada para telefones com recursos limitados de modo a garantir o melhor desempenho possível.

Design pode ser mais elegante do que se esperava

Xiaomi Redmi A2
Imagem associada à listagem do modelo Redmi A2 na Google Play Console.

A imagem associada à listagem supracitada mostra-nos um smartphone mais elegante do que aquele que fora revelado em fugas de informação prévias. Ao que tudo indica, este pode ser o design de uma das suas versões mais avançadas, ou mesmo da versão base, sendo então de descartar as imagens prévias.

Dito isto, as fugas de informação prévias avançam para este Redmi A2 um ecrã IPS LCD de 6,52 polegadas de diagonal com resolução HD+ de 1600 x 720 pixeis. O telefone pode carecer de leitor de impressões digitais, presente apenas na versão Redmi A2+.

As suas câmaras fotográficas serão de 8 MP + 2 MP na traseira, com o segundo sensor a ocupar-se das informações de profundidade. Já a câmara frontal, alojada no seu notch, terá uma resolução de 5 MP.

O mais barato smartphone Xiaomi a chegar em 2023

Xiaomi Redmi A2

Por outro lado, contamos com uma sólida bateria de 5 000 mAh de capacidade com carga lenta a 10 W. Teremos também a porta USB do Tipo C, além de um único altifalante. Há ainda a porta áudio jack de 3,5 mm, Bluetooth 5.0, dual-SIM e Wi-Fi de 2,4 GHz.

Em suma, este será o próximo smartphone básico da Xiaomi e, apesar de não ser (nem de longe) melhor que os Redmi Note 12, contamos com um preço muito mais em conta.

Por fim, aguardamos agora pelo anúncio da data de apresentação e lançamento destes smartphones Xiaomi no mercado global.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.