Huawei P60 Pro: chegou o rival do Galaxy S23 Ultra que ainda acrescenta uma surpresa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

A Huawei acaba de apresentar a nova série de smartphones premium P60 que traz consigo três novos terminais.

Destaque para o P60 Pro que será o grande rival do Galaxy S23 Ultra na fotografia, mas que acrescenta uma surpresa muito bem-vinda: capacidade de enviar e receber mensagens através das comunicações por satélite.

Série Huawei P60 apresentada hoje na China chega à Europa a 9 de maio

Cartaz a anunciar conferência de imprensa Huawei a 9 de maio em Munique
Crédito@Huawei

Hoje, a Huawei apresentou oficialmente uma mão-cheia de novidades. Entre estas está a nova série de smartphones premium P60 que chega com capacidades fotográficas capazes de fazer frente ao todo-poderoso Samsung Galaxy S23 Ultra.

Em simultâneo, e através de um comunicado de imprensa enviado aos meios de comunicação, a empresa revelou também que a nova série P60 vai chegar à Europa a 9 de maio. Será nesta data, num evento a realizar em Munique, Alemanha, que a marca chinesa vai disponibilizar os três novos modelos desta série: P60, P60 Pro e P60 Art.

Mas hoje ficámos já a conhecer cada pormenor dos terminais que chegam esta primavera. Vamos lá então saber todos os detalhes suculentos.

Comecemos pelo design. Todos os três apresentam sensivelmente as mesmas dimensões, sendo que o modelo base e Pro contam com a mesma variedade de cores. Já o P60 Art, como o próprio nome indica, exibe um painel traseiro mais artístico com uma espécie de onda a percorrer toda a superfície.

Destaque para o módulo de câmara traseira que se caracteriza por ser proeminente, graças ao sensor primário que está localizado entre os restantes sensores desta configuração. Nos modelos base e Pro, este módulo é retangular, mas no P60 Art os sensores estão acomodados numa espécie de ilha com uns ângulos curvos, sem precisão (ou designação) geométrica.

Huawei P60 com comunicações por satélite melhoras entre as suas especificações

Imagens da nova série Huawei P60
Crédito@Huawei

Quanto às especificações, os três novos modelos estão equipados com o mesmo ecrã OLED, com extremidades curvas. Este fornece uma resolução Quad HD e uma taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz, que permite uma poupança de energia na ordem dos 29%.

Assinalam-se diferenças no processador. O modelo base chega com o Snapdragon 8 Gen 1 enquanto os modelos Pro e Art contam com o chip Snapdragon 8+ Gen 1. Ambos os processadores da Qualcomm estão, neste caso, limitados às comunicações 4G, pelas razões sobejamente conhecidas.

No armazenamento, o Huawei P60 será o único a disponibilizar uma variante de 128 GB enquanto o P60 Art será também o único com uma versão com 1 TB de capacidade. De resto, o modelo base e Pro vão contar também com opções de 256 e 512 GB enquanto o modelo artístico terá uma segunda opção com 512 GB de capacidade.

Os três novos terminais vão contar com suporte para carregamento rápido de 88 watts. No entanto, P60 e P60 Pro chegam com uma bateria mais pequena de 4.815 mAh enquanto o P60 Art tem direito a uma bateria de 5.100 mAh.

Mas uma das grandes novidades é, sem dúvida, a integração das comunicações por satélite aqui com um atributo muito bem-vindo. A nova série P60 da Huawei permite que os utilizadores recebam e também enviem mensagens escritas (SMS) através da rede de satélites.

Especificações do módulo de câmara traseira

Sem dúvida que o grande argumento de venda da nova série será o seu talento para a fotografia. Pelas especificações agora apresentadas, este poderá ser o smartphone que vai fazer frente ao todo-poderoso Galaxy S23 Ultra da Samsung.

Todos os novos modelos P60 contam com a tecnologia XMAGE da marca, assim como abertura variável até dez velocidades. Todos estão também equipados com sensor RYYB e um novo motor de textura XD Fusion Pro. Estes atributos vão garantir imagens estáveis em ambientes escuros, assim como em cenários do nascer ou pôr do sol.

O P60 Pro destaca-se pelo sensor periscópio que traz consigo uma objetiva de f/2.1 que lhe permite fotografar a Lua (onde é que já vimos isto?) e usar o zoom de até 200x.

Mas vamos a números e configurações de câmara propriamente ditas. Os três terminais apresentam um sensor primário de 48 megapixéis com abertura variável e estabilização ótica de imagem.

O sensor ultra grande angular do P60 e do P60 Pro fornece 13 megapixéis de resolução, mas o P60 Art conta com um ultrawide de 40 megapixéis.

Quanto ao sensor telefoto, o modelo base traz 12 megapixéis de resolução com estabilização ótica de imagem. P60 Pro e P60 Art elevam a fasquia com um sensor telefoto com 48 megapixéis de resolução e também estabilização ótica de imagem.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt