meizu-pro-5-ubuntu-editionO Meizu PRO 5 é um phablet da empresa chinesa em ascensão Meizu que traz várias características de alta gama como 3 GB de memória RAM.

A parte mais interessante é que se tem vindo a falar de uma possível versão deste mesmo terminal a correr o sistema operativo móvel Ubuntu, desenvolvido pela Canonical. No início do mês já corriam fotografias pela internet a sugerir isso mesmo. Hoje o terminal foi confirmado e estará disponível para encomendas internacionais durante a MWC 2016.

Já não será a primeira vez que a Meizu e a Canonical colaboram. O Meizu MX4 também teve uma edição Ubuntu o ano passado. Este será o quinto terminal a correr Ubuntu nos últimos 12 meses, segundo a Canonical e também o de gama mais alta a nível de especificações.

   

Tal como o seu “gémeo” a correr Android, o Meizu PRO 5 possui um ecrã Full HD Amoled de 5.7″ polegadas, câmara traseira de 21 MP com uma frontal de 5 MP, processador Exynos 7420 octa-core da Samsung, 32 GB de armazenamento, os já mencionados 3 GB de RAM e ainda suporte para Dual-Sim. É presumível que venha com uma bateria de 3050 mAh e suporte para 4G LTE.

Especificações à parte, certamente que o Ubuntu num smartphone é algo interessante de ser ver para quebrar a “rotina” de iOS e Android. Qual é a tua opinião sobre este sistema operativo?

Talvez queiras ver: