MediaTek Dimensity 1080 fará a diferença nos Xiaomi Redmi Note 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A maior fabricante mundial de chipsets e processadores para dispositivos móveis, MediaTek, deu agora a conhecer o seu novo processador de gama média para 2022 e boa parte de 2023, o MediaTek Dimensity 1080. Este é o sucessor para o Dimensity 920 presente numa boa porção dos smartphones acessíveis atualmente no mercado.

O novo SoC (System on Chip) traz sérias melhorias de desempenho sobre o antecessor e já sabemos que estreará num dos próximos smartphones da Xiaomi. Fá-lo-á, mais concretamente, na gama de smartphones Xiaomi Redmi Note 12 a chegar em breve.

Mais eficiência energética, melhor desempenho e mais "poder" para a câmara fotográfica

MediaTek Dimensity 1080.

"O Dimensity 1080 continua a entregar melhorias no desempenho e eficiência energética, com suporte para as redes móveis 5G. É uma plataforma móvel que proporcionar uma série de novas tecnologias para elevar o patamar de qualidade no segmento de gama média."

"Podemos assim trazer o 5G a mais consumidores com o MediaTek Dimensity 1080, melhorando também consideravelmente o quesito da imagem e processamento de imagem, o ecrã, entre outros aspetos. Contamos com a sua chegada rápida ao mercado e até às fabricantes de dispositivos móveis.", refere a marca.

O MediaTek Dimensity 1080 é o novo SoC de gama média com suporte para 5G

#MediaTek brings a performance boost to 5G smartphones w/ the launch of #MediaTekDimensity1080. The latest #5G chipset in the Dimensity lineup features impressive upgrades over its predecessor, including 200MP camera support & upgraded octa-core CPU. https://t.co/xRdkuioPh9 pic.twitter.com/3IQWQLTbLG

— MediaTek (@MediaTek) 11 de outubro de 2022

Em primeiro lugar, o novo MediaTek Dimensity 1080 suporta sensores de imagem até 200 MP. Até ao momento o limite era de 108 MP, pelo que poderemos ver agora smartphones de gama média com sensores de imagem de maior resolução.

Tal facto deve-se ao novo ISP, o processador de sinal de imagem que recebeu várias melhorias nesta geração. Ademais, o SoC suporta agora até quatro câmaras num smartphone e pode gravar vídeo em 4K HDR, um padrão de qualidade até então vedado à gama média.

O MediaTek Dimensity 1080 é um SoC octa-core (8 núcleos) com frequência máxima de processamento a 2,6 GHz com 2 núcleos Cortex-A78 da ARM. Tem também 6 núcleos ARM Cortex A-55 a 2 GHz para as demais tarefas do SoC.

Mais ainda, neste SoC temos uma nova gráfica na Mali-G68, com suporte para memória RAM LPDDR5, o padrão mais veloz, bem como o padrão de armazenamento interno UFS 3.1, igualmente o mais rápido disponível.

O MediaTek Dimensity 1080 é um chipset octa-core a 6 nm (TSMC)

MediaTek Dimensity 1080

Importa frisar que o MediaTek Dimensity 1080 segue a litografia a 6 nm, processo desenvolvido pela TSMC pelo que contamos com uma grande melhoria na eficiência energética.

Ou seja, a bateria dos smartphones pode durar mais e o desempenho também estará melhor, mais suave e rápido. Teremos assim um novo padrão de qualidade para smartphones a custar até 500 euros assim que cheguem ao mercado.

MediaTek's Dimensity 1080 is a new chip for 5G-ready smartphones with support for camera image sensors up to 200MP. It's a follow-up to the Dimensity 920 and features 2 x 2.6 GHz Cortex-A78 CPU cores, 6 A55 cores @ 2 GHz, and Mali-G68 MP4 graphics. https://t.co/MghNXrdf7P

— Liliputing (@liliputingnews) 11 de outubro de 2022

Mais ainda, os smartphones com o MediaTek Dimensity 1080 têm suporte para as redes móveis 5G através das bandas sub-6GHz 5G. Temos também o sistema para jogos MediaTek HyperEngine 3.0 para desempenho otimizado.

Xiaomi estreará este chipset com os Redmi Note 12

Xiaomi Redmi Note 12

Segundo o testemunho do leaker Digital Chat Station, através da rede social chinesa Weibo, o primeiro passo será dado pela Xiaomi com a disponibilização dos Redmi Note 12 no final deste ano.

A próxima gama da Xiaomi trará várias melhorias no quesito fotográfico, na potência máxima de carregamento da bateria e, face ao exposto, no desempenho geral graças aos novos processadores da MediaTek para este segmento.

Em seguida teremos mais fabricantes chinesas como a Realme a adotar o novo chipset MediaTek para toda uma nova geração de smartphones Android custo / benefício a chegar ao mercado no último trimestre.

Realme new smartphone launching soon with MediaTek Dimensity 1080 SoC in India 🇮🇳 pic.twitter.com/Ky3RgOMToY

— Techy Preacher ᵗᵖ   👽 👨‍💻 👑 (@TechyPreacher) 12 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.