Maximiza o Wi-Fi em tua casa para os jogos e streaming

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Uma rede Wi-Fi é atualmente quase uma obrigatoriedade em cada casa. Mas quantos mais equipamentos estiverem ligados à rede, mais esta é afetada no seu desempenho.

Para minimizar os problemas e maximizar a performance podes recorrer a alguns “truques” simples de cumprir e muito eficazes nos resultados.

Testa a tua rede para avaliar o desempenho real

imagem do logotipo do padrão de comunicação sem fios Wi-Fi
Alguns truques simples permitem melhorar o desempenho da rede Wi-Fi doméstica Crédito@DreamLike/Unsplash

Começa por avaliar se a tua rede Wi-Fi fornece o desempenho que é suposto dar, de acordo com o plano de assinatura contratado. Começa por desligar todos os equipamentos da rede. De seguida, liga o cabo de conexão ao teu PC. Este passo é crucial para que nenhum problema da tua rede Wi-Fi interfira nesta avaliação.

Depois é só fazer uso de uma ferramenta que teste a velocidade. Damos-te duas opções: o Ookla ou o Fast.com.

Se verificares que a tua velocidade está abaixo do que está definido no plano de assinatura, contacta a operadora para resolver essa situação.

Testa a largura de banda para melhorar o Wi-Fi

Se vários equipamentos estiverem ligados à rede Wi-Fi, alguns podem estar a partilhar a mesma largura e afetar o desempenho da mesma.

A maneira mais fácil de perceberes se esta situação está a acontecer é monitorizar o tráfego de rede. Podes fazê-lo através de aplicações de terceiro, como por exemplo o Glasswire. Esta app não só identifica quais os equipamentos que são mais exigentes para a rede como também lança um alerta sempre que um novo dispositivo é ligado.

Tem atenção às atualizações em segundo plano

Um dos fatores que mais pode influenciar a tua rede de Wi-Fi são as atualizações a acontecer em segundo plano que podem passar despercebidas. Esta situação pode acontecer sobretudo nas consolas de jogos.

No menu de configurações da consola, podes definir o tempo de atualização. Já nos equipamentos Windows podes definir limites para a largura de banda que as atualizações podem usar.

Bastam estas três operações simples para melhorares substancialmente o desempenho da rede Wi-Fi de tua casa.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt