MacBook Pro com chip Apple M3 chega em breve com IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante de Cupertino marcou para amanhã, segunda-feira (30), o seu evento Scary Fast onde deverá apresentar uma nova geração de processadores para os computadores Mac. Segundo os rumores a Apple deve também renovar o seu alinhamento de portáteis MacBook Pro, dotando-os do novo chip a 3 nm com capacidades alargadas de IA generativa.

As informações chegam até nós através de uma publicação sul-coreana divulgada no passado sábado (28), dando conta dos vários chipsets a compor a gama M3. A saber, teremos os modelos M3 Pro, M3 Max, bem como o modelo topo de gama M3 Ultra.

Apple agendou o evento Scary Fast para 30 de outubro

Apple MacBook

Ainda de acordo com a mesma fonte, teremos aqui um salto quantitativo no desempenho graças não só à litografia de chips a 3 nm, como também à Inteligência Artificial. Em boa verdade, acredita-se que este seja um dos maiores, senão mesmo o maior trunfo.

Em causa estão novas ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa que ajudarão a agilizar as mais variadas tarefas com os chips M3. Todavia, não temos ainda detalhes específicos sobre os produtos exatos a ser apresentados neste evento.

Em todo o caso, acredita-se que a Apple venha assim responder aos novos avanços da Qualcomm, sobretudo com o seu novo Snapdragon X Elite. Recordamos que este chip promete superar em eficiência processadores como o atual M2 Max.

Renovação a caminho dos computadores Mac com novo iMac de 24''

These are the new products we can expect at the Apple “Scary Fast” Event on 30/10 at 5 p.m. PDT!https://t.co/Na6QF5FioP pic.twitter.com/Rdg1x14RNE

— Steve Jobs Quotes (@SteveJobs290154) 29 de outubro de 2023

Até ao momento não sabemos como será, exatamente, a configuração de núcleos e caraterísticas gerais dos chips M3. Em todo o caso, o precedente do A17 Pro presente nos iPhone 15 Pro dá-nos várias pistas além da litografia já esperada a 3 nm.

Poderemos assim ter, pelo menos, um Neural Engine ou NPU de 16 núcleos que promete ser até duas vezes mais rápida que a NPU do A16 Bionic. Além disso, contamos também com mais vantagens para o sistema operativo macOS como, por exemplo, o suporte de mais jogos para Mac.

Por fim, temos agora que aguardar pelas confirmações apontadas para o evento oficial uma vez que a Apple não comenta, nem divulga, informações concretas sobre os próximos lançamentos.

Get ready for a thrilling evening. Tune in for a special nighttime #AppleEvent on October 30 at 5 p.m. PT.

— Apple (@Apple) 24 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.