Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple Watch Ultra de 3.ª geração em 2024 estará (mesmo) cancelado!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante de Cupertino apresentou a 2.ª geração do seu Apple Watch Ultra em setembro último durante o tradicional evento de setembro. No entanto, já no seguimento das previsões apontadas pelo analista Ming-Chi Kuo, temos agora novos rumores a apontar a chegada do substituto apenas em 2025.

Recordando as palavras de Kuo, de momento não há indícios do desenvolvimento de uma terceira geração deste modelo mais robusto e focado nas atividades ao ar livre. Mais recentemente, porém, juntaram-se novas vozes à sua, apontando uma renovação mais tardia deste modelo bastante maduro.

2.ª geração do Apple Watch Ultra chegou em setembro de 2023

Apple Watch Ultra

Importa frisar que a primeira geração chegou em setembro de 2022 com várias caraterísticas dignas de nota e uma evolução notória face aos Apple Watch de então. Caraterísticas como uma caixa de titânio com 49 mm, a autonomia alargada, funções específicas para desportistas, novas pulseiras e toda a robustez do produto fez com que este se destacasse.

Mais recentemente, em setembro de 2023 ficamos a conhecer a segunda geração deste produto com melhorias algo marginais face à primeira geração. Isto dito, poderíamos à partida equacionar um novo lançamento em setembro de 2024, mas pelos vistos teremos que aguardar um pouco mais.

Ciclo de renovação alargado para o mais poderoso relógio Apple

Imagem do Apple Watch Ultra

Ecrã: OLED de 1,92 polegadas

Autonomia: Até 36 horas em uso normal; até 60 horas em modo de baixo consumo

GPS: Sim, de dupla frequência

Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth, LTE, NFC

Funções: Resistência à água de até 100 metros, resistência ao pó IP6X4, botão ação para acesso rápido a funções, bússola, indicador de profundidade para mergulho com garrafa, deteção de acidente e de queda

Um pouco por toda a rede social X (ex Twitter), multiplicaram-se os relatos de um ciclo de renovação alargado para este modelo. Em contraste com os Apple Watch convencionais que, esses sim, deverão continuar a ser atualizados todos os anos com novos modelos.

A medida, não confirmada nem desmentida pela Apple, prende-se com a necessidade de entregar efetivamente valor acrescentado nos modelos Ultra. Por outras palavras, trazer inovações e melhorias efetivas para este que é o seu melhor relógio inteligente.

3.ª geração do Apple Watch Ultra pode chegar apenas em 2025

The double tap gesture for Apple Watch Series 9 and Ultra 2 is here! 🤏🏼🤏🏼 pic.twitter.com/4WXi3MOPw6

— Tim Cook (@tim_cook) 25 de outubro de 2023

Evocando as palavras de Kuo, não há indícios internos, o analista afirma que se o desenvolvimento não iniciar até ao final do ano, é praticamente certo que em 2024 não teremos uma terceira geração. Face ao exposto, a Apple deverá tomar o seu tempo para garantir que uma próxima geração terá, efetivamente, melhorias sólidas perante as atuais soluções no mercado.

Numa outra tónica, o mesmo analista avança também que sem uma nova iteração do Ultra, as vendas globais do modelo mais avançado sofrerão uma quebra entre 20 a 30%. Além disso, poderão também sofrer uma quebra de 10% ano a ano.

Apple在2024年更新新款Apple Watch Ultra的可能性正逐漸降低 / The likelihood of Apple updating the new Apple Watch Ultra in 2024 is decreasinghttps://t.co/7xweNK13hp

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 26 de outubro de 2023

Assim sendo, apontam os novos rumores que, apesar das consequências mais imediatas não serem as mais vantajosas para a Apple, a médio / longo prazo esta espera surtirá efeito. Ou seja, a empresa não terá forçosamente que renovar o produto sem ter algo concreto para lhe acrescentar.

Entretanto, os modelos atuais, de 1.ª e 2.ª geração, manter-se-ão perfeitamente atuais e capazes de dar resposta às necessidades do mercado. O melhor de tudo? Poderemos inclusive encontrar algumas promoções nos modelos em questão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.